07 de fevereiro de 2024
‘Toda Mulher’ – Rosa Reis fala sobre Carnaval, tradição e resistência cultural
Cantora, que é coordenadora do Laborarte, falou da história grupo, fundado em 1970 e que ela integra desde 1983
Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra do programa
O Carnaval, a tradição e a resistência cultural foram assuntos tratados no programa ‘Toda Mulher’, da TV Assembleia, nesta quarta-feira (7). A conversa da jornalista e apresentadora Márcia Carvalho foi com a cantora Rosa Reis, coordenadora do Grupo Laborarte, fundado em 1970 e que ela integra desde 1983.
“Agradeço estar aqui hoje, podendo falar um pouquinho de toda essa nossa história, de toda essa arte, de toda essa cultura, que está embrenhada no meu corpo, dentro de mim”, afirmou Rosa Reis.
A cantora lembrou a trajetória e destacou a abrangência do Laborarte, mais conhecido hoje por ser berço do Cacuriá de Dona Teté. “São muitos anos de trabalho junto ao Laborarte. Eu cheguei participando das oficinas, dos espetáculos e, atualmente, estou na coordenação, trabalhando em várias produções, porque o Laborarte não é só o cacuriá, é a capoeira, o tambor de crioula, o teatro, a dança popular e as oficinas, que mantém viva toda essa história nossa, das nossas tradições”, assinalou.
Rosa Reis falou sobre a convivência com Dona Teté, que conheceu na época em que entrou para o Labrarte e a Mestre da Cultura Popular, já com seus 70 anos, tinha ensinado o elenco do espetáculo “Passos” a tocar caixa e, depois, trabalhou em outras produções. “Eu aprendi muito com ela, não só em nível artístico, mas também de pessoa, ela me ensinou muita coisa. Foi um aprendizado assim fabuloso”, observou, destacando a alegria de estar, hoje, no comando do Cacuriá.
Também lembrou a trajetória de Nelson Brito, que foi fundador e por muitos anos dirigiu o Laborarte. “Nelson foi uma pessoa que também amava tudo o que fazia, a nível de teatro de cultura, e ele foi gestor do Laborarte durante muitos anos. Ele descobriu uma forma de manter o grupo funcionando, sem fechar as portas, que era ter atividades o ano todo”, contou ela referindo-se às produções voltadas ao Carnaval, Semana Santa e São João.
A coordenadora do Laborarte falou também sobre o preconceito que enfrentou por ser mulher, artista e negra e como enfrentou as situações. “A gente tem que ser enérgica também. Várias vezes, eu dei a volta por cima, do meu jeitinho, e enfrentei aquela situação de frente. Hoje, passou. Fico analisando e vejo que as coisas vêm para te enriquecer, somar”, disse.
O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Fred Maia destaca investimentos e valorização dos professores em Pedreiras
Nova sede da Secretaria Municipal de Educação representa um avanço importante para o setor educacional do município
‘Contraplano’ debate desafios, atualizações e importância do Estatuto da Criança e do Adolescente
Nesta edição, o programa mostrou como o Estatuto da Criança e do Adolescente continua sendo um marco essencial…
Adelmo Soares destaca mutirão de serviços realizado em São João do Sóter
Deputado criou mutirão de facetas dentárias que superou as expectativas em termos de demanda
Deputado Osmar Filho acompanha entrega de benefícios e obras em Olinda Nova do Maranhão
Parlamentar destacou a importância do programa Maranhão Livre da Fome e elogiou o Governo por movimentar a economia…
Fred Maia anuncia audiência pública com Equatorial Energia para esclarecimentos sobre serviços prestados no interior
Deputado informou que a audiência foi marcada após diversas reclamações de gestores municipais sobre quedas constantes de energia,…
Florêncio Neto parabeniza Carlos Brandão por construção de acesso a praia em Cajapió
Praia de Itapéua está garantindo geração de emprego, renda e diversão às famílias do município
Assembleia Legislativa faz um minuto de silêncio em memória de servidores da Casa
homenagem foi prestada em memória dos servidores da Casa, Péricles Melo Oliveira e José Maria Silva Cavaignac
Alema aprova criação da Política de Conscientização das Doenças Psíquicas
Política será implementada por meio de ações coordenadas entre órgãos públicos e segmentos da sociedade civil organizada