01 de novembro de 2024
‘Diário da Manhã’ – Presidente explica papel do Comitê de Cultura do Maranhão
Jô Brandão ressaltou que o Governo Federal tem duas linhas de financiamento, a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc

Agência Assembleia
Assista ao programa na íntegra
A presidente do Comitê de Cultura do Maranhão, Jô Brandão, explicou, em entrevista nesta sexta-feira (1º), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, o papel do Comitê de Cultura do Maranhão, ligado ao Governo Federal.
“Aqui, o Comitê é formado por três instituições e tem o papel de fomento às manifestações culturais que são fundamentais, pois tem irrigado os municípios com bastantes recursos, em uma parceria forte, para que as comunidades sejam financiadas, fomentadas as suas práticas nos diversos campos da cultura, das artes e isso vai fortalecer, não só o pacto federativo, como a base da sociedade no processo das consciências”, afirmou.
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a gestora disse que, com a recriação do Ministério da Cultura no Governo Lula, foi criada também uma Secretaria Nacional dos Comitês de Cultura e, recentemente, o Programa Nacional dos Comitês. Ressaltou, ainda, que o Governo Federal tem duas linhas de financiamento, a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc.
Jô Brandão observou que o Dia Nacional da Consciência Negra vai ser celebrado agora com feriado, no dia 20 de novembro – data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou contra a escravidão -, mesmo com a população brasileira sendo a maioria negra. Segundo o IBGE, 82,1% da população do Maranhão é negra (pretos + pardos).
Por fim, ela condenou o mito da democracia racial e a intolerância religiosa. “O mito da democracia racial ainda é um fantasma que nos rodeia o tempo todo! Há os que dizem que não existe racismo no Brasil, há os que acham que nós estamos inventando classes sociais separatistas. Há os que acham que somos apenas rezadores, religiosos. O racismo existe e precisa ser discutido de forma responsável. Há uma população inteira que foi dizimada, escravizada”, afirmou.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim
O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…
‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…