02 de janeiro de 2025
“Café com Notícias” aborda cuidados emocionais para garantir saúde e menos estresse no ano novo
Psicóloga Karlene Fonseca disse ser importante adaptar os planos à realidade e que estabelecer metas irreais pode ser prejudicial à saúde emocional

Agência Assembleia
O programa “Café com Notícias”, apresentado pela jornalista Elda Borges, abordou nesta quarta-feira (01) um tema crucial para o início do ano: os cuidados emocionais para enfrentar 2025 com saúde e menos estresse. A edição contou com a presença da psicóloga Karlene Fonseca, que trouxe reflexões valiosas sobre metas, sonhos e os desafios emocionais enfrentados ao longo do ano.
Na abertura do programa, que é veiculado de segunda a sexta-feira pela TV Assembleia, Elda destacou o costume de refletir sobre o ano que passou e planejar o futuro. “Quase todo mundo entra naquela de fazer uma reflexão sobre o que conquistou, o que deixou para trás e a listinha de coisas que a gente fez lá no início do ano. Mas, e se a gente não cumpre? O que acontece com nossas propostas de ano novo?”, questionou a apresentadora, trazendo à tona um tema que ressoa com muitos espectadores.
Karlene Fonseca explicou que estabelecer metas irreais pode ser prejudicial à saúde emocional. “Às vezes colocamos metas que já sabemos que não vamos cumprir. São metas fadadas ao fracasso”, observou a psicóloga, ressaltando a importância de adaptar os planos à realidade de cada um. Segundo ela, a linguagem dessas metas também é relevante: “Em vez de dizer que vai ler 50 livros, que tal dizer que vai ler mais livros? Assim, você se ajusta às suas possibilidades sem cobranças excessivas”, frisou.
O programa também destacou o impacto da pandemia na saúde mental. Karlene mencionou que o período trouxe um aumento significativo na busca por ajuda psicológica, mas também revelou um preconceito ainda existente em relação à terapia. “A pandemia fez muitas pessoas entenderem que não conseguimos tudo sozinhos, mas ainda há quem diga que não precisa de ajuda porque acha que isso é fraqueza”, comentou a psicóloga.
Encerrando a conversa, Karlene reforçou a necessidade de aceitação e cuidado. “A vida é cheia de variáveis que não estão sob nosso controle. Às vezes, o melhor que podemos fazer é apenas sair da cama e nos vestir. E tudo bem. Precisamos nos permitir momentos de pausa e buscar ajuda especializada quando necessário”, concluiu.
Com essa mensagem inspiradora, o “Café com Notícias” reforçou a importância de priorizar a saúde emocional para aproveitar ao máximo o ano que se inicia.
Mais notícias
‘Mais Saúde’ – Pneumologista destaca sintomas de alerta em caso de doenças respiratórias
Médico falou sobre as enfermidades mais comuns, os riscos trazidos pelas mudanças climáticas, a importância da vacinação e…
Em Urbano Santos, Iracema Vale participa da entrega de cartões do programa ‘Maranhão Livre da Fome’
A iniciativa beneficiou 800 mil famílias no município, num investimento de R$ 250 mil, contribuindo ainda com a…
‘Maranhão no Campo’ destaca papel da neurociência e inteligência artificial em projetos de inovação no estado
Programa recebeu, neste sábado, o professor doutor Othon Bastos Filho, do Instituto Pedagógico de Educação e Gestão
Maranhão avança com nova ‘Rota do Queijo’ e conquista prêmios importantes no cenário nacional
Com sabores peculiares, o produto vem colocando o estado em uma posição privilegiada na produção de queijos artesanais…
Com articulação de Ricardo Arruda, obras do Aeroporto Regional de Grajaú são iniciadas
Parlamentar vinha se empenhando para que o projeto se tornasse realidade, desde que apresentou a Indicação ao governo,…
Movimentações recordes de cargas no Porto do Itaqui são destaque no ‘Diário da Manhã’
Só no primeiro semestre deste ano, o terminal maranhense movimentou 17,2 milhões de toneladas de cargas, segundo o…
‘Café com Notícias’ aborda a atuação da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão
A diretora Susan Lucena informou, no programa, que, além do acolhimento, alojamento, apoio, defesa dos direitos e assistência…
‘Toda Mulher’ aborda avaliação neuropsicológica na identificação de transtornos do neurodesenvolvimento
Programa recebeu a neuropsicóloga Rossana Queiroz, que falou sobre a importância da avaliação neuropsicológica na identificação de transtornos…