02 de janeiro de 2025
Presidente do Conselho Estadual do Trabalho aborda sobre tendências do mercado para 2025
A especialista afirmou que pesquisas têm mostrado crescimento na área de serviço, com destaque para os ramos da gastronomia e da beleza

Agência Assembleia
Nesta quinta-feira (2), a presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Rosângela Martins, falou, durante entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, sobre as tendências do mercado de trabalho para 2025 e destacou o papel do organismo a efetivação das políticas públicas na área.
“É um Conselho vinculado ao sistema de geração de trabalho e renda, em um trabalho conjunto com a Secretaria de Trabalho do Estado, com a participação de iniciativa privada, dos trabalhadores e do Poder Público. É um colegiado tripartite e a ideia é justamente que a política do trabalho aconteça. Então, são vários setores desde a intermediação no mercado até a qualificação desse trabalhador”, explicou.
No bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a especialista também disse que pesquisas têm mostrado crescimento na área de serviço, com destaque para os ramosa da gastronomia e da beleza, em São Luís.
“A gente tem acompanhado esse crescimento a partir das escutas da Secretaria do Trabalho e dos empresários, de crescimento do mercado de trabalho no Maranhão. Há um movimento de crescimento em vários segmentos com a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e, em Balsas, com o agronegócio. Já na capital, cresceram muito as áreas da gastronomia e da beleza. A área de serviços tem crescido bastante também e a demanda é muita por mão de obra com carteira assinada ou temporária”, enfatizou Rosângela Martins.
De acordo com a presidente do Conselho Estadual do Trabalho, o mercado de trabalho no Brasil em 2025 apresenta perspectivas promissoras e estudos apontam que 44% das empresas planejam abrir vagas permanentes no próximo ano, enquanto 32% preveem ampliar contratações temporárias para projetos de até seis meses.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube
Mais notícias
Alunos de Direito do Cest visitam instalações da Alema e Memorial do Legislativo Maranhense
Visita teve como objetivo conhecer o trabalho da Casa e obter uma visão ampla sobre o Legislativo maranhense
‘Diário da Manhã’ destaca o artesanato como expressão cultural e fonte de renda no São João
Convidado do programa, o coordenador do Ceprama, Jorge Beckman, destacou a parceria dos artesãos com o Arraial da…
Cantor Emanuel Jesus fala sobre o show “Festa para São João” no ‘Café com Notícias’
Apresentação é uma homenagem à música nordestina e reúne ritmos tradicionais, como o forró, o xote e o…
Lei de Leandro Bello estabelece que escolas justifiquem, por escrito, recusa de matrículas
A Lei Nº 12.584/2025 garante aos pais ou responsáveis o acesso à explicação formal sobre a recusa da…
Revista Maranhão aborda aumento de casos de síndromes gripais no Maranhão
Programa recebeu a secretária adjunta da SES, Débora Campos, que falou sobre as ações do Governo do Estado…
Guilherme Paz participa de entrega de obras em São João dos Patos
Deputado reforçou a parceria com o município e o compromisso com a população de São João dos Patos
Audiência pública discutirá melhorias para curso de Medicina em Caxias
Audiência é proposta do deputado estadual Catulé Júnior
‘Pautas Femininas’: Helena Duailibe reforça importância da representatividade feminina no Legislativo
Parlamentar também celebrou o crescimento da presença feminina no Parlamento