18 de fevereiro de 2025
Diário da Manhã’ – Diretor do CAPs destaca avanços na atenção psicossocial a dependentes químicos no Maranhão
Marcelo Costa falou sobre a importância do serviço na rede estadual e disse que o CAPs abriu portas para um cuidado necessário e essencial à sociedade

Agência Assembleia
O diretor do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs AD Estadual), Marcelo Costa, foi o entrevistado, nesta terça-feira (18), do programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia(96,9 FM), e da TV Assembleia, oportunidade em que tratou sobre a atuação da unidade, que completou, recentemente, 15 anos de assistência no tratamento da dependência química no Maranhão.
“O Centro faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e nossas equipes da rede de Atenção à Saúde Mental da SES celebraram os avanços do Caps AD Estadual, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, nesses 15 anos de atendimento a dependentes químicos. Atualmente, mais de 170 pessoas são acompanhadas na unidade, que é vinculado à rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES)”, explicou o diretor, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo.
Costa destacou também a importância do equipamento da rede de saúde mental estadual e disse que o CAPs abriu portas para um cuidado necessário e essencial para sociedade, em 2008, quando não existia nenhuma ação voltada a dependentes químicos no estado. Ele informou ainda que o serviço do CAPs é para qualquer pessoa que queira buscar sua recuperação.
“Atualmente, são ofertados no equipamento serviços de atendimento individual, oficinas terapêuticas, atenção familiar, entrega de medicação, entre outros. O CAPs AD Estadual também desenvolve o projeto ‘Ação Resgate’, em parceria com o 1º Distrito Policial de São Luís, com ações de saúde e educativas em espaços públicos”, disse.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o programa ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…
‘Saúde e Bem-Estar’: Pediatra Cláudio Araújo alerta para a importância da vacina contra a meningite para crianças
Doença é infecciosa, atinge o encéfalo, e pode levar à morte, segundo o médico, que foi entrevistado na…