02 de abril de 2025

Alunos da Creche-Escola Sementinha visitam Memorial do Legislativo Maranhense

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Parlamento Estadual, bem como dos deputados

Alunos da Creche-Escola Sementinha visitam Memorial do Legislativo Maranhense

Alunos da Sementinha conhecem mais sobre a história da Assembleia em visita ao Memorial do Legislativo Maranhense

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Os estudantes da Creche-Escola Sementinha estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). Isso porque realizaram, nesta quarta-feira (2), uma visita ao Memorial do Legislativo Maranhense Deputada Zuleide Bogéa, situado na sede do Parlamento Estadual.

Durante a visita guiada ao espaço, os estudantes revisitaram a história do Legislativo maranhense, por meio dos documentos históricos expostos no local, e ainda conheceram a trajetória dos deputados estaduais que passaram pelo Parlamento, bem como os 42 deputados que compõem a atual legislatura, que tem como presidente a deputada Iracema Vale (PSB), primeira mulher a chefiar o Legislativo maranhense.

A visitação faz parte de programação, iniciada nesta quarta-feira (2) e que será realizada nesta quinta (3) e sexta-feira (4), englobando todas as turmas da Sementinha. A professora Andrea Pinheiro, coordenadora pedagógica do Fundamental, avaliou positivamente a visita, destacando os benefícios para a aprendizagem dos estudantes.

“Essa visita enriquece muito, pois as crianças da Creche-Escola Sementinha passam a conhecer esse universo que é um pouco desconhecido, como a história da Assembleia, qual a sua função e o que se faz aqui dentro. É um universo que eles sempre tiveram curiosidade em saber, e essa oportunidade riquíssima que estamos tendo a partir do memorial abre um leque de possibilidades que estamos conseguindo explorar”, disse a docente. 

Estudantes da Creche-Escola Sementinha manuseiam equipamento e conhecem acervo também de forma digital

Memorial

O Memorial do Legislativo Maranhense Deputada Zuleide Bogéa foi inaugurado no dia 18 de fevereiro como parte das comemorações dos 190 anos do Parlamento Estadual. O espaço é constituído por 16 cenários que retratam a história da Alema e está aberto de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da Casa, com visitas guiadas por um corpo técnico.

O espaço faz um resgate histórico e disponibiliza ao cidadão o vasto acervo documental do Parlamento Estadual, que inclui mais de 10 milhões de páginas digitalizadas. Além de abrigar documentos e informações históricas da Casa legislativa, o memorial também conta a trajetória dos mais de deputados que fizeram a história do Parlamento maranhense.


Galeria de Fotos:

Alunos da Sementinha visitam Memorial do Legislativo

Mais notícias

Deputados fazem minuto de silêncio em memória do tenente-coronel André Felipe dos Santos de Carvalho

Na oportunidade, também foi homenageado o médico Samuel Almeida, de João Lisboa, que foi vítima de afogamento

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda temas da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Conversa foi com a professora Avanne Dominici, integrante da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc, e o jovem…

‘Diário da Manhã’ alerta sobre proibição de venda de produtos impróprios para consumo

Chefe da Assessoria Jurídica do Procon/MA, Ricardo Cruz, respondeu a dúvidas de ouvintes no quadro Tribuna do Consumidor

Catulé Júnior participa do tradicional Café do Trabalhador em São João do Sóter e reforça compromisso com o município

Parlamentar enfatizou sua colaboração com a gestão da ex-prefeita Josa e destacou os desafios e expectativas da atual…

Júnior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim

O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…

‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA

Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…