29 de abril de 2025
‘Contraplano’ – Especialistas debatem papel da Libras na vida da pessoa surda
Convidados foram o professor e tradutor intérprete de Libras na Alema, João Moreno; o presidente da FMADS, André Sterfanno; e a professora intérprete de Libras da Seduc, Janaína Teles

Agência Assembleia/ Fotos: Meiky Braga
O programa ‘Contraplano’, exibido nesta terça-feira (29), na TV Assembleia, abordou o tema “Língua Brasileira de Sinais – o papel da Libras na vida da pessoa surda”. Os convidados foram o professor e tradutor intérprete de Libras na Alema, João Moreno; o presidente da Federação Maranhense Desportiva dos Surdos (FMADS), André Sterfanno; e a professora intérprete de Libras da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Janaína Teles.
A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida há 23 anos, por meio da Lei nº 10.436 de 2002. “A língua de sinais nem sempre foi reconhecida e, durante muitos anos, décadas, ela foi inclusive proibida na educação de surdos. A ideia era que os surdos pudessem oralizar, utilizar a língua majoritária, no caso do Brasil, a língua portuguesa, e a educação era voltada nesse sentido”, observou Janaína Teles.
E a professora complementou: “Nos anos 1990 é que chega a abordagem bilíngue da educação, e se permite o uso da língua de sinais, respeitando a sua estrutura. Isso vai fortalecer o uso da língua de sinais na educação. Então, é um advento bem recente”.
João Moreno assinalou a estrutura que existe na Libras, permitindo o entendimento. “É fundamental que a gente entenda que dentro da língua de sinais há essa iconicidade, mas que os sinais não se resumem a isso e, principalmente, que dentro da estrutura do idioma há uma organização”, disse.
Tradutor intérprete de Libras na Alema, aprovado no último concurso, João Moreno falou sobre a importância de o Complexo de Comunicação da Assembleia utilizar esse profissional em suas transmissões, a exemplo do que ocorre com as sessões no plenário da Casa, assim como em outras atividades no Palácio Manuel Beckman.
“É muito importante que a Assembleia tem se adaptado cada vez mais a essa nova realidade, entendendo a importância da inclusão como um todo e, principalmente, buscando mecanismos para isso”, afirmou João Moreno.
Desafios
André Sterfanno discorreu sobre os desafios enfrentados pela pessoa surda. “Na realidade, a sociedade a qual a gente está inserido ainda é um pouco sofrida para o surdo, justamente pelas barreiras. Anteriormente, nós não tínhamos acessibilidade, a língua de sinais era muito mais proibida, era muito mais difícil do que é hoje”, afirmou, com auxílio do tradutor intérprete João Moreno.
O presidente da FMADS afirmou que a sanção da Lei da Libras garantiu mais inclusão a esse segmento. “Nós observamos que socialmente houve muito mais liberdade, muito mais possibilidades de participação social para a pessoa surda”, disse.
O programa ‘Contraplano’ tem apresentação do jornalista João Carvalho e é exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309). Assista ao programa na íntegra:
Mais notícias
Deputado Antônio Pereira solicita implantação da Patrulha Maria da Penha na Região Tocantina
A indicação prevê a criação da Patrulha na 3ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar, no município de Cidelândia
Aluízio Santos destaca festejo de Nossa Senhora das Dores em Chapadinha
Mais de 25 mil fiéis acompanharam a procissão
Adelmo Soares destaca, no ‘Diário da Manhã’, sua atuação parlamentar e o alcance do ‘Maranhão Livre da Fome’
Deputado afirmou que tem se posicionado em defesa do Governo do Estado e de programas sociais que trazem…
Psicóloga Bianca Chaves fala sobre projeto Cuidar do Cuidador no ‘Café com Notícias’
Ação tem o objetivo de oferecer suporte psicológico e profissional as mães atípicas
Arnaldo Melo defende obra na MA-372 e atesta que oposição faz crítica vazia ao tentar diminuir impactos das ações do governo
Parlamentar ressaltou a importância e a necessidade da estrada entre os municípios de Mirador e São Domingos do…
Famílias maranhenses poderão receber até R$ 300 com novas ações do programa ‘Maranhão Livre da Fome’
Programa de iniciativa do governo estadual é voltado ao combate à pobreza e à insegurança alimentar
Aprovado projeto que altera lei que reestrutura o Programa Maranhão Solidário
Alterações visam conferir equidade nas responsabilidades das Secretarias de Políticas para as Comunidades e de Representação Social
Junior Cascaria solicita perfuração de poços artesianos para Pedreiras
Propostas foram encaminhadas ao governador Carlos Brandão e ao secretário de Estado de Governo, Márcio Machado