29 de abril de 2025
‘Contraplano’ – Especialistas debatem papel da Libras na vida da pessoa surda
Convidados foram o professor e tradutor intérprete de Libras na Alema, João Moreno; o presidente da FMADS, André Sterfanno; e a professora intérprete de Libras da Seduc, Janaína Teles
Agência Assembleia/ Fotos: Meiky Braga
O programa ‘Contraplano’, exibido nesta terça-feira (29), na TV Assembleia, abordou o tema “Língua Brasileira de Sinais – o papel da Libras na vida da pessoa surda”. Os convidados foram o professor e tradutor intérprete de Libras na Alema, João Moreno; o presidente da Federação Maranhense Desportiva dos Surdos (FMADS), André Sterfanno; e a professora intérprete de Libras da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Janaína Teles.
A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida há 23 anos, por meio da Lei nº 10.436 de 2002. “A língua de sinais nem sempre foi reconhecida e, durante muitos anos, décadas, ela foi inclusive proibida na educação de surdos. A ideia era que os surdos pudessem oralizar, utilizar a língua majoritária, no caso do Brasil, a língua portuguesa, e a educação era voltada nesse sentido”, observou Janaína Teles.
E a professora complementou: “Nos anos 1990 é que chega a abordagem bilíngue da educação, e se permite o uso da língua de sinais, respeitando a sua estrutura. Isso vai fortalecer o uso da língua de sinais na educação. Então, é um advento bem recente”.
João Moreno assinalou a estrutura que existe na Libras, permitindo o entendimento. “É fundamental que a gente entenda que dentro da língua de sinais há essa iconicidade, mas que os sinais não se resumem a isso e, principalmente, que dentro da estrutura do idioma há uma organização”, disse.
Tradutor intérprete de Libras na Alema, aprovado no último concurso, João Moreno falou sobre a importância de o Complexo de Comunicação da Assembleia utilizar esse profissional em suas transmissões, a exemplo do que ocorre com as sessões no plenário da Casa, assim como em outras atividades no Palácio Manuel Beckman.
“É muito importante que a Assembleia tem se adaptado cada vez mais a essa nova realidade, entendendo a importância da inclusão como um todo e, principalmente, buscando mecanismos para isso”, afirmou João Moreno.
Desafios
André Sterfanno discorreu sobre os desafios enfrentados pela pessoa surda. “Na realidade, a sociedade a qual a gente está inserido ainda é um pouco sofrida para o surdo, justamente pelas barreiras. Anteriormente, nós não tínhamos acessibilidade, a língua de sinais era muito mais proibida, era muito mais difícil do que é hoje”, afirmou, com auxílio do tradutor intérprete João Moreno.
O presidente da FMADS afirmou que a sanção da Lei da Libras garantiu mais inclusão a esse segmento. “Nós observamos que socialmente houve muito mais liberdade, muito mais possibilidades de participação social para a pessoa surda”, disse.
O programa ‘Contraplano’ tem apresentação do jornalista João Carvalho e é exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309). Assista ao programa na íntegra:
Mais notícias
‘Diário da Manhã’ detalha estudos da Uema sobre período chuvoso no Maranhão
Pesquisas do NuGeo/Uema mostram que março deverá ter chuvas intensas, mas que neste ano, os níveis de precipitações…
Ações desenvolvidas pela Procuradoria da Mulher da Assembleia são destaque no ‘Café com Notícias’
A procuradora da Mulher, deputada Dra. Vivianne fez um balanço das atividades de apoio e combate à violência…
Catulé Júnior faz cobrança por serviço precário de recuperação da MA-034
Rodovia liga o município de Caxias ao povoado Baú
Assembleia realizará sessão solene em homenagem ao Dia do Círculo de Oração
Iniciativa é de autoria da deputada estadual Mical Damasceno
Violência doméstica e prevenção são destaque no programa ‘Toda Mulher’
Entrevistada foi a juíza auxiliar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de…
‘Saúde & Bem-Estar’ destaca a estética como ferramenta de reconstrução da autoestima feminina
Segundo a cosmetóloga Greyce Capelli, a autoestima está diretamente ligada ao bem-estar e à forma como a pessoa…
‘Diário da Manhã’ detalha campanha de doação de sangue no Santuário de Nazaré
Projeto Irmãos de Sangue, realizado em parceria com o Hemomar, fará a coleta das doações no próximo dia…
“Café com Notícias” aborda a campanha Março Amarelo, de conscientização e combate à endometriose
Doença é comum e atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva; campanha alerta para a importância…