14 de maio de 2025

Programa ‘Toda Mulher’ debate os desafios de conciliar maternidade com estudos

Entrevistada foi a chefe da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas da UFMA, Gisa Carvalho

Programa ‘Toda Mulher’ debate os desafios de conciliar maternidade com estudos

Gisa Carvalho, chefe da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas da UFMA, com a jornalista Márcia Carvalho

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

A professora Gisa Carvalho, chefe da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi a convidada do programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (14), na TV Assembleia. Ela falou sobre as ações da diretoria e sobre os desafios de conciliar maternidade com estudos.

De acordo com a professora, a universidade criou o órgão no ano passado, para trabalhar com essas políticas institucionais que são voltadas para a inclusão e a permanência das pessoas na universidade, principalmente os que têm mais dificuldade. “A gente reconhece que não basta entrar na universidade, mas que é preciso permanecer e é preciso concluir o percurso da graduação”, disse.

Para conhecer essa realidade mais a fundo, a Diretoria fez o dever de casa e realizou uma pesquisa para mapear o público de abrangência. “Para a gente começar a constituir políticas efetivas de acordo com o interesse e a necessidade real dessas mulheres, nós precisávamos, antes de qualquer coisa, conhecer”, afirmou Gisa Carvalho.

O resultado foi o primeiro mapeamento de mães e pessoas que gestam. “Nós identificamos 510 pessoas com filhos na universidade, em todos os campi, em São Luís e continente. Além de estudantes, tivemos também respostas de docentes e de servidoras, de técnicas”, detalhou.

E a professora resumiu: “São respostas que nos dão um cenário de efetiva preocupação da comunidade acadêmica com a permanência, e a permanência com qualidade, dessas mulheres na universidade”.

De acordo com a pesquisa, 42% das estudantes de graduação exercem maternidade de forma solo; 35% informaram ter um filho com menos de 2 anos; e 36% disseram que já precisaram trancar o curso por causa da maternidade.

“Esse mapeamento deu para gente o embasamento da gravidade do problema e da urgência de se construírem políticas voltadas para essa para essa permanência”, declarou ela, afirmando também que, a partir da pesquisa, a universidade está desenvolvendo ações visando melhorar a vivência dessas mães, a exemplo da instalação de salas de amamentação.

O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). Assista à entrevista na íntegra:

Mais notícias

Socorro Araújo destaca, no ‘Diário da Manhã’, o crescimento do turismo no Maranhão

Investimentos do Governo do Estado em festas, como o Carnaval e o São João, e em segurança, têm…

Programa ‘Mais Saúde’ destaca papel dos profissionais de Educação Física na promoção de mudanças de vida

Denise Martins ressaltou que a atividade física deve ser encarada como ferramenta essencial de prevenção e cuidado contínuo

‘Maranhão no Campo’ informa sobre inscrições para feiras e exposições do calendário agropecuário de 2026

Subsecretário da Sagrima destacou o crescimento do setor no estado e reforçou a importância de os municípios garantirem…

Deputado Adelmo Soares fortalece cultura popular com 1ª edição do ‘Caxias Folia’

Evento reuniu mais de 40 blocos e levou às ruas cerca de 5 mil foliões, promovendo integração social…

Florêncio Neto destaca visão municipalista do governador Brandão e agradece por obras em Penalva

Segundo o parlamentar, Penalva tem tido um olhar especial do governador Carlos Brandão, com a execução de diversas…

Café com Notícias’ detalha ações da Campanha Estadual de Prevenção da Gravidez na Adolescência 2026

Iniciativa busca fortalecer ações educativas, ampliar o acesso à informação e promover o planejamento familiar entre adolescentes

Diário da Manhã’ aborda trabalho da Rede de Proteção às Mulheres

Promotora explicou sobre o conjunto de serviços que oferecem acolhimento, apoio psicossocial, jurídico e de segurança a mulheres…