14 de maio de 2025

Programa ‘Toda Mulher’ debate os desafios de conciliar maternidade com estudos

Entrevistada foi a chefe da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas da UFMA, Gisa Carvalho

Programa ‘Toda Mulher’ debate os desafios de conciliar maternidade com estudos

Gisa Carvalho, chefe da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas da UFMA, com a jornalista Márcia Carvalho

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

A professora Gisa Carvalho, chefe da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi a convidada do programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (14), na TV Assembleia. Ela falou sobre as ações da diretoria e sobre os desafios de conciliar maternidade com estudos.

De acordo com a professora, a universidade criou o órgão no ano passado, para trabalhar com essas políticas institucionais que são voltadas para a inclusão e a permanência das pessoas na universidade, principalmente os que têm mais dificuldade. “A gente reconhece que não basta entrar na universidade, mas que é preciso permanecer e é preciso concluir o percurso da graduação”, disse.

Para conhecer essa realidade mais a fundo, a Diretoria fez o dever de casa e realizou uma pesquisa para mapear o público de abrangência. “Para a gente começar a constituir políticas efetivas de acordo com o interesse e a necessidade real dessas mulheres, nós precisávamos, antes de qualquer coisa, conhecer”, afirmou Gisa Carvalho.

O resultado foi o primeiro mapeamento de mães e pessoas que gestam. “Nós identificamos 510 pessoas com filhos na universidade, em todos os campi, em São Luís e continente. Além de estudantes, tivemos também respostas de docentes e de servidoras, de técnicas”, detalhou.

E a professora resumiu: “São respostas que nos dão um cenário de efetiva preocupação da comunidade acadêmica com a permanência, e a permanência com qualidade, dessas mulheres na universidade”.

De acordo com a pesquisa, 42% das estudantes de graduação exercem maternidade de forma solo; 35% informaram ter um filho com menos de 2 anos; e 36% disseram que já precisaram trancar o curso por causa da maternidade.

“Esse mapeamento deu para gente o embasamento da gravidade do problema e da urgência de se construírem políticas voltadas para essa para essa permanência”, declarou ela, afirmando também que, a partir da pesquisa, a universidade está desenvolvendo ações visando melhorar a vivência dessas mães, a exemplo da instalação de salas de amamentação.

O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). Assista à entrevista na íntegra:

Mais notícias

II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política é destaque no programa ‘Café com Notícias’

Entrevista foi com a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…