14 de maio de 2025
Programa ‘Toda Mulher’ debate os desafios de conciliar maternidade com estudos
Entrevistada foi a chefe da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas da UFMA, Gisa Carvalho

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
A professora Gisa Carvalho, chefe da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi a convidada do programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (14), na TV Assembleia. Ela falou sobre as ações da diretoria e sobre os desafios de conciliar maternidade com estudos.
De acordo com a professora, a universidade criou o órgão no ano passado, para trabalhar com essas políticas institucionais que são voltadas para a inclusão e a permanência das pessoas na universidade, principalmente os que têm mais dificuldade. “A gente reconhece que não basta entrar na universidade, mas que é preciso permanecer e é preciso concluir o percurso da graduação”, disse.
Para conhecer essa realidade mais a fundo, a Diretoria fez o dever de casa e realizou uma pesquisa para mapear o público de abrangência. “Para a gente começar a constituir políticas efetivas de acordo com o interesse e a necessidade real dessas mulheres, nós precisávamos, antes de qualquer coisa, conhecer”, afirmou Gisa Carvalho.
O resultado foi o primeiro mapeamento de mães e pessoas que gestam. “Nós identificamos 510 pessoas com filhos na universidade, em todos os campi, em São Luís e continente. Além de estudantes, tivemos também respostas de docentes e de servidoras, de técnicas”, detalhou.
E a professora resumiu: “São respostas que nos dão um cenário de efetiva preocupação da comunidade acadêmica com a permanência, e a permanência com qualidade, dessas mulheres na universidade”.
De acordo com a pesquisa, 42% das estudantes de graduação exercem maternidade de forma solo; 35% informaram ter um filho com menos de 2 anos; e 36% disseram que já precisaram trancar o curso por causa da maternidade.
“Esse mapeamento deu para gente o embasamento da gravidade do problema e da urgência de se construírem políticas voltadas para essa para essa permanência”, declarou ela, afirmando também que, a partir da pesquisa, a universidade está desenvolvendo ações visando melhorar a vivência dessas mães, a exemplo da instalação de salas de amamentação.
O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). Assista à entrevista na íntegra:
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…