02 de junho de 2025

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda empreendedorismo feminino e ações de preservação ambiental em comunidades da zona rural de São Luís

Programa desta segunda-feira abordou, com ambientalistas, os projetos desenvolvidos tanto para preservação da APA do Maracanã quanto para capacitar e criar oportunidades de geração de renda para a comunidade

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda empreendedorismo feminino e ações de preservação ambiental em comunidades da zona rural de São Luís

Maria Regina Telles recebeu, no ‘Sustentabilidade na Prática’ desta segunda-feira, a presidente da União de Moradores do Bairro Alegria Maracanã, Odelina Ferraz; e a vice-presidente da entidade, Flávia de Sá

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

O programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, na manhã desta segunda-feira,2, a presidente da União de Moradores do Bairro Alegria Maracanã (Umbam), Odelina Ferraz; e a vice-presidente, Flávia de Sá. Elas fizeram uma explanação sobre projetos de empreendedorismo feminino e de preservação ambiental em fase de execução na APA do Maracanã.

Entrevistadas pela apresentadora e radialista Maria Regina Telles, as duas ambientalistas explicaram que a Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã é uma unidade de conservação de uso sustentável localizada na zona rural de São Luís.

“É importante informar que a APA do Maracanã foi criada pelo Governo do Estado em 1991, com o objetivo de proteger a nossa região da degradação ambiental, especialmente, diante da proximidade com o Distrito Industrial”, afirmou Odelina Ferraz. Ela acrescentou que a APA engloba as localidades de Maracanã, Vila Sarney, Vila Esperança e Rio Grande.

Durante a entrevista, Flávia de Sá, conselheira ambiental da APA do Maracanã e coordenadora do Grupo de Mulheres Artesãs Empreendedoras, disse que o foco principal de seu trabalho na área é a geração de renda atrelada à sustentabilidade, a partir de oficinas de artesanato com materiais extraídos de juçareiras.

Odelina Ferraz assinalou que o Grupo de Mulheres Artesãs Empreendedoras surgiu simultaneamente com o Coletivo Companhia Juçara com Farinha, que agrega artistas que desenvolvem trabalhos com teatro e cordel.

Flávia de Sá discorreu, também, sobre o projeto ‘Rede de Prosperidade Familiar’, em parceria com empresas privadas, que visa o combate à extrema pobreza. “Esse projeto atende 100 famílias em estado de vulnerabilidade social, que foram cadastradas para receber cestas básicas e medicamentos. Também ministramos a elas, cursos e palestras com o foco na geração de renda para essas comunidades carentes”, salientou Flávia de Sá.

Ela fez questão de destacar o trabalho da Companhia Teatral Juçara com Farinha, que nasceu no ano de 2018 durante uma apresentação das irmãs Odelina e Raimunda Ferraz em comemoração ao Dia das Mães. 

Desde então, a Companhia realiza apresentações na Comunidade de Alegria Maracanã, local de sua moradia e em outras comunidades da área rural, difundindo aspectos socioambientais e culturais através de pequenos diálogos entre duas personagens: Maricota e Morena.

Um ponto forte da dupla que integra a Companhia é a produção de cordéis, criados em diversas situações, como aniversários, cultura local, manifestos, acolhimentos a visitantes, agradecimentos, homenagens in memoriam, e abordando temas diversificados de acordo com a demanda da comunidade e amigos próximos.

Mais notícias

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…