04 de junho de 2025

Programa ‘Toda Mulher’ aborda sobre saúde mental feminina e destaca importância da rede de apoio

Terapeuta Márcia Rodrigues disse que rotinas de trabalho extenuantes, cobranças da família e falta de tempo são alguns fatores que levam a transtornos mentais

Programa ‘Toda Mulher’ aborda sobre saúde mental feminina e destaca importância da rede de apoio

Durante a conversa com a apresentadora Márcia Carvalho, a terapeuta Márcia Rodrigues destacou a importância do acolhimento e das redes de apoio

Agência Assembleia

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mulheres são mais afetadas por transtornos mentais como ansiedade e depressão. Para falar sobre este e outros assuntos, o programa ‘Toda Mulher’, exibido pela TV Assembleia nesta quarta-feira (4), recebeu a terapeuta ocupacional Márcia Rodrigues, que é especialista em saúde mental, membro da Associação Brasileira de Terapia Holística e vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão.

Durante a conversa com a apresentadora Márcia Carvalho, a profissional falou sobre a importância da prevenção, do acolhimento, das redes de apoio e o direito ao cuidado que as mulheres devem ter quando o assunto é saúde mental.

Na opinião da especialista, são vários os fatores que levam à exaustão mental e, consequentemente, a alguns transtornos, entre os quais rotinas de trabalho extenuantes fora e dentro de casa, cobranças da família e falta de tempo para cuidar dos problemas da mente.

“Esse autocuidado, o olhar para dentro, perceber sinais sutis de que a mulher está adoecendo antes que, de fato, adoeça, é fundamental. A gente precisa estar atento a esses sinais porque são eles que alertam que precisamos parar e recalcular. Não podemos esperar adoecer para nos cuidarmos”, sentenciou Márcia Rodrigues.

A terapeuta alertou ainda sobre os serviços ofertados na rede pública para o tratamento destas questões. “Temos serviços disponíveis, mas não o suficiente para a quantidade de pessoas que estão adoecendo. O quantitativo de pessoas buscando ajuda faz com que a fila de atendimento seja muito grande. O número de pessoas, principalmente mulheres, adoecendo é maior do que o de profissionais para atendê-las. Por isso a prevenção é tão importante”, ressaltou Márcia Rodrigues.

O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). 

Mais notícias

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…