04 de junho de 2025

Programa ‘Toda Mulher’ aborda sobre saúde mental feminina e destaca importância da rede de apoio

Terapeuta Márcia Rodrigues disse que rotinas de trabalho extenuantes, cobranças da família e falta de tempo são alguns fatores que levam a transtornos mentais

Programa ‘Toda Mulher’ aborda sobre saúde mental feminina e destaca importância da rede de apoio

Durante a conversa com a apresentadora Márcia Carvalho, a terapeuta Márcia Rodrigues destacou a importância do acolhimento e das redes de apoio

Agência Assembleia

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mulheres são mais afetadas por transtornos mentais como ansiedade e depressão. Para falar sobre este e outros assuntos, o programa ‘Toda Mulher’, exibido pela TV Assembleia nesta quarta-feira (4), recebeu a terapeuta ocupacional Márcia Rodrigues, que é especialista em saúde mental, membro da Associação Brasileira de Terapia Holística e vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão.

Durante a conversa com a apresentadora Márcia Carvalho, a profissional falou sobre a importância da prevenção, do acolhimento, das redes de apoio e o direito ao cuidado que as mulheres devem ter quando o assunto é saúde mental.

Na opinião da especialista, são vários os fatores que levam à exaustão mental e, consequentemente, a alguns transtornos, entre os quais rotinas de trabalho extenuantes fora e dentro de casa, cobranças da família e falta de tempo para cuidar dos problemas da mente.

“Esse autocuidado, o olhar para dentro, perceber sinais sutis de que a mulher está adoecendo antes que, de fato, adoeça, é fundamental. A gente precisa estar atento a esses sinais porque são eles que alertam que precisamos parar e recalcular. Não podemos esperar adoecer para nos cuidarmos”, sentenciou Márcia Rodrigues.

A terapeuta alertou ainda sobre os serviços ofertados na rede pública para o tratamento destas questões. “Temos serviços disponíveis, mas não o suficiente para a quantidade de pessoas que estão adoecendo. O quantitativo de pessoas buscando ajuda faz com que a fila de atendimento seja muito grande. O número de pessoas, principalmente mulheres, adoecendo é maior do que o de profissionais para atendê-las. Por isso a prevenção é tão importante”, ressaltou Márcia Rodrigues.

O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). 

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios