10 de junho de 2025
‘Diário da Manhã’ detalha os preparativos para o tradicional Festejo de São Pedro, na Madre Deus
A coordenadora do festejo, Kauana Barata, explicou toda a programação, que tem momentos terrestre e marítimo, como missas, procissões e encontro de bumba-bois
Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas
Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, desta terça-feira,10, que tem transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, a coordenadora da Comissão Organizadora do Festejo de São Pedro, Kauana Barata, detalhou os preparativos para o evento religioso e cultural, realizado tradicionalmente na comunidade da Madre Deus, em São Luís.
Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, Kauana Barata informou que o festejo será oficialmente iniciado no dia 20 de junho, com novenário e terço, às 18h, missa às 19h, e o animado “Largo Cultural de São Pedro”.
“Durante nove dias, teremos momentos de fé, venda de comidas típicas, rifa e o tradicional Concurso de Rainha Caipira das Princesas, com as crianças da comunidade”, informou Kauana Barata.
Ela acrescentou que o ponto alto do festejo será no dia 28 de junho, quando a imagem do santo será levada da Igreja de São Pedro para a de São Roque, no Lira, onde será enfeitada para a Procissão Luminosa, que sairá do local e culminará na capela de São Pedro. Na chegada, haverá uma grande celebração com os grupos de bumba meu boi e promesseiros, festa que se prolongará ao longo da madrugada.
Procissão marítima
Com o tema “Pedro, protetor, mostra-nos a esperança, qual âncora de nossas almas”, o festejo continua até o dia 29 de junho, com a Procissão Marítima, um dos momentos mais esperados do evento religioso.
A concentração ocorrerá às 7h, na Rampa Campos Melo, na Praia Grande, e a saída está prevista para as 8h, conforme a tábua da maré. Após o retorno da imagem à Capela, a festa continuará com a Procissão Terrestre pelas ruas da Madre Deus e a Missa de Encerramento, que celebrará mais um ano de resistência, fé e cultura popular.
Kauana Barata informou também que, neste ano, a estrutura do festejo foi reforçada com palco, som, iluminação, segurança, banheiros químicos, barracas com comidas típicas, bombeiros civis, ambulância e estrutura de acessibilidade. “Estamos atentos à inclusão e à segurança de todos os devotos”, frisou a coordenadora.
Ela lembrou que, com mais de 80 anos de história, o festejo surgiu espontaneamente entre os pescadores e as brincadeiras de bumba meu boi que desembarcavam e embarcavam no antigo porto onde hoje está a Capela. “O mar chegava até lá. Era ali que a fé e a cultura se encontravam — e ainda se encontram”, assinalou Kauana.
Mais notícias
Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato
Estudantes compreenderam o papel do Poder Legislativo no funcionamento da democracia
Mais de mil estudantes participam do “Preparadão ENEM” idealizado pelo deputado Davi Brandão em Bacabal
Participantes contaram ainda com mentorias individuais em Matemática Básica, Química, Espanhol e Inglês, além de atendimento psicológico
Cláudio Cunha propõe criação de Frente Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia
Ele explicou que a ideia é que os integrantes do sistema de segurança pública e os parlamentares possam…
Junior Cascaria celebra obras conquistadas para Pedreiras fruto de suas indicações
Entre os investimentos mencionados, o parlamentar ressaltou a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no município
Fred Maia destaca investimentos do governo para ampliar presença da UEMA em Pedreiras
Parlamentar acrescentou que, no final de semana, pôde visitar a obra de reforma do prédio, que está sendo…
Assembleia aprova projeto que institui programa de alimentação escolar
Objetivo é fortalecer a política de alimentação escolar, assegurando oferta regular de refeições nutritivas, seguras e culturalmente apropriadas
Alema faz minuto de silêncio em memória do advogado Dimas Salustiano da Silva
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso; falecimento ocorreu no domingo
Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato dentro de proposta do novo Ensino Médio
Estudantes percorreram os principais setores da Alema, como o Plenário Nagib Haickel e o Memorial do Legislativo Deputada…