10 de junho de 2025
Junior Cascaria propõe lei para garantir divulgação da qualidade da água no Maranhão
Proposta estabelece que empresas e entidades públicas ou privadas responsáveis pelo abastecimento de água realizem análises semestrais

Assecom / Dep. Junior Cascaria
Com o objetivo de assegurar o direito à informação e proteger a saúde pública, o deputado estadual Junior Cascaria (Podemos) apresentou o Projeto de Lei 278/2025, que torna obrigatória a divulgação periódica da qualidade da água fornecida à população no Maranhão.
A proposta estabelece que empresas e entidades públicas ou privadas responsáveis pelo abastecimento de água realizem análises semestrais. Essas análises deverão ser divulgadas de forma clara, acessível e gratuita à população.
Junior Cascaria ressalta que a medida visa garantir o direito da população maranhense de saber sobre a qualidade da água que consome, elemento fundamental para a saúde pública.
“Em várias regiões do estado, o abastecimento apresenta riscos de contaminação por agentes químicos e biológicos. A detecção precoce desses agentes pode evitar surtos e doenças”, afirmou o parlamentar.
Além de prevenir riscos à saúde, conforme o deputado, o projeto também fortalece a cidadania ambiental e sanitária, incentivando a gestão participativa dos recursos hídricos.
Mais notícias
Helena Duailibe convida para solenidade de Corpus Christi e destaca ações do governo
Parlamentar destacou a importância da celebração para a fé católica
Cacuriá ganha data oficial no calendário cultural
Nova legislação é originária do Projeto de Lei 263/2024, de autoria do deputado estadual Zé Inácio
‘Café com Notícias’ mostra a trajetória do Teatro Caleidoscópio, que celebra 30 anos
O diretor e ator André Amahro compartilhou, no programa, a história, desafios e a importância da companhia teatral,…
‘Diário da Manhã’: Especialista fala sobre projeto que mapeará o cenário da inovação no Maranhão
Denominado “Mapeamento do Ecossistema de Inovação do Maranhão”, o projeto, de iniciativa da SECTI, fará o retrato atual…
‘Toda Mulher’ aborda terapias integrativas
Convidada foi a fisioterapeuta, acupunturista, auricoluterapeuta e terapeuta neural Isabela Martins
‘Contraplano’ aborda sustentabilidade e meio ambiente
Programa debateu ações implementadas em órgãos públicos e como elas podem otimizar o uso de recursos naturais
Assembleia aprova PL que garante direitos às crianças com apraxia de fala na Infância
A apraxia de fala é um transtorno neurológico que afeta a capacidade de planejar e coordenar os movimentos…
Ana do Gás destaca importância de festa que comemorou a emancipação política de Urbano Santos
Para Ana do Gás, Urbano Santos foi contemplada com uma festa memorável