10 de junho de 2025

CCJ dá parecer favorável à MP que altera estrutura do Corpo de Bombeiros

Medida Provisória autoriza, entre outras ações, que o estado possa implantar novos colégios militares vinculados à corporação

CCJ dá parecer favorável à MP que altera estrutura do Corpo de Bombeiros

Reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão é realizada todas as terças-feiras

Agência Assembleia

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em reunião realizada na tarde desta terça-feira (10), a Medida Provisória 488, de 21 de maio de 2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a organização básica do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. A MP altera a estrutura do órgão com a transformação de Unidades de Bombeiros Militares (UBM).

A MP dispõe, entre outras ações, sobre a autorização para criação de novos colégios militares vinculados à corporação. “Esta MP permite que o Estado possa, no futuro, criar novos colégios militares coordenados pelo Corpo de Bombeiros. São colégios nos quais os estudantes ingressam por meio de seletivos e o governo, com esta MP, poderá aumentar esse número de escolas tanto na cidade de São Luís, mas também em municípios do interior. Assim, em um segundo momento e se o Estado assim encaminhar, poderá dar prosseguimento à criação de novas unidades”, explicou o deputado Neto Evangelista (União Brasil), vice-presidente da CCJ e que presidiu a reunião.

Participaram também da reunião os deputados Arnaldo Melo (PP), Ariston (PSB), Júlio Mendonça (PcdoB), Mical Damasceno (PSD), Rodrigo Lago (PCdoB).

Proposições

Durante a reunião, foram analisadas Medidas Provisórias encaminhadas pelo Poder Executivo e Projetos de Lei de autoria dos parlamentares da casa. O deputado Neto Evangelista avaliou a reunião como positiva.

“A CCJ tem a missão de entregar para o plenário as matérias analisadas, sobretudo as MPs que têm prazo para apreciação. No mais, também analisamos projetos propostos por deputados estaduais, alguns bem debatidos aqui na Casa”, destacou Neto Evangelista.

Entre os Projetos de Lei aprovados pela CCJ estão o 208/2025, de autoria do deputado Catulé Júnior (PP), que institui a política estadual de primeiro emprego para enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem; e o PL 255/2025, proposto pelo deputado Ricardo Arruda (MDB), que institui o projeto ‘Mais Leitura, Mais Saúde’ nos hospitais da rede pública do estado; entre outros.

Mais notícias

Deputado Adelmo Soares realiza mutirão de catarata e pterígio em Caxias

Ação foi realizada na Macrorregional de Caxias e atende pacientes de diversos municípios do Leste Maranhense

‘Maranhão Rural’ destaca reforma tributária e desafios ao produtor rural

Programa recebeu o advogado tributarista e especialista em Direito do Agronegócio Delcio Neto

Catulé Júnior pede sindicância para investigar denúncias em hospital de Caxias

Parlamentar relatou casos de assédio moral, maus-tratos e aparelhamento político

‘Papo Cidadão’ estreia com dicas de combate ao assédio no Carnaval e como o bom humor faz diferença no tratamento de crianças

A jornalista Milena Dutra recebeu a delegada Kazumi Tanaka e a pediatra Angélica Veiga na estreia do programa,…

Ginecologista esclarece dúvidas sobre métodos contraceptivos e reposição hormonal no ‘Diário da Manhã’

Médica alertou para a importância do acompanhamento de um especialista para garantir escolha adequada, personalizada e segura para…

Projeto “Eu Te Conheço Carnaval” é destaque no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

Espetáculo estreará neste sábado, na Concha Acústica da Lagoa, e fará o público reviver o mais autêntico Carnaval…

Assembleia Legislativa do Maranhão instalará Frente Parlamentar Católica

Solenidade será realizada na próxima terça-feira, às 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa