12 de junho de 2025
‘Diário da Manhã’: Especialista fala sobre projeto que mapeará o cenário da inovação no Maranhão
Denominado “Mapeamento do Ecossistema de Inovação do Maranhão”, o projeto, de iniciativa da SECTI, fará o retrato atual detalhado da inovação no estado
Agência Assembleia / Miguel Viegas
Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, desta quinta-feira (12), o técnico da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Patrick Cutrim, forneceu informações detalhadas, sobre o projeto “Mapeamento do Ecossistema de Inovação do Maranhão”. O programa tem transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia.
Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, o especialista explicou que o projeto é uma iniciativa da SECTI, por meio do eixo Ecossistema do Programa Inova Maranhão, que tem o objetivo de identificar, organizar, dar visibilidade e promover o fortalecimento das iniciativas ligadas à inovação no Estado, como startups, universidades, grupos de pesquisa, hubs de inovação, escolas, mentores, palestrantes e outros agentes estratégicos.
“Com esse projeto nós buscamos construir um retrato real do cenário de inovação no estado, identificando quem são os atores envolvidos, onde estão localizados e de que forma podem se conectar”, afirmou Patrick Cutrim.
Ele acrescentou que a primeira versão do projeto será lançada no próximo dia 28, na cidade de Timon, onde será realizado o “Café com Inovação”, promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Parque Tecnológico
Líder do Eixo Ecossistema da SECTI, Patrick Cutrim informou, ainda, que, neste ano, o Maranhão foi aprovado no edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e implantará o Parque Tecnológico Renato Archer, um marco histórico para a ciência, tecnologia e inovação maranhense.
“O nosso Estado deu um importante passo para o fortalecimento do seu ecossistema de inovação. Esse edital garante um projeto coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Fapema [Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão]. O nosso projeto foi contemplado com quase R$ 14 milhões, por meio da chamada pública da Finep, e esse recurso será fundamental para alavancar a estrutura do Parque e impulsionar a inovação em nosso estado”, enfatizou.
Articulação
Ele frisou que o Parque Tecnológico Renato Archer será um espaço de articulação entre universidades, centros de pesquisa, empresas e o setor público, voltado à promoção do empreendedorismo inovador, à geração de emprego e renda e ao fortalecimento de startups e empresas de base tecnológica no estado.
Patrick Cutrim salientou ainda que o ecossistema de inovação do Maranhão ganhou outro importante impulso com o lançamento do Programa de Incubação de Startups do Inova Maranhão 2025 (PISIM).
O PISIM, segundo o especialista, tem o objetivo de apoiar projetos e empresas emergentes de base tecnológica ou com inovação relevante, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Além do fomento financeiro, o programa oferecerá suporte técnico para startups em fase de ideação e operação.
Mais notícias
Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB
As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…
‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão
Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…
Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo
Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…
‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão
Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico
Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…
Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale
Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…
‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença
Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto
Presidente da Fecomércio fala sobre aquecimento do setor para o fim de ano no ‘Café com Notícias’
Maurício Feijó foi o entrevistado do programa desta quinta-feira e falou da expectativa do setor para esse período