24 de junho de 2025

 Assembleia promove capacitação para atuação preventiva contra violência sexual de crianças e adolescentes

A atividade é destinada a educadores e faz parte das ações previstas pela Lei n.º 12.311, de 18 de junho de 2024, de autoria da deputada Janaína

 Assembleia promove capacitação para atuação preventiva contra violência sexual de crianças e adolescentes

Ana Jakeline Galino, Adriane Nobre e Richardson Lima ministram a capacitação no Plenarinho, na Assembleia Legislativa

Agência Assembleia / Fotos: Kristiano Simas

Visando a proteção integral de crianças e adolescentes, a Escola do Legislativo (Elema) da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), juntamente com o gabinete da deputada Janaína (Republicanos), promoveram nesta terça-feira (24), uma capacitação sobre a atuação preventiva contra casos de violência sexual infantojuvenil. A atividade, realizada no Plenarinho da Casa, teve como público-alvo educadores para que eles saibam identificar e agir em situações de abusos contra crianças e adolescentes.

A capacitação faz parte da aplicação da Lei n.º 12.311, de 18 de junho de 2024, de autoria da deputada Janaína (Republicanos), que estabelece as diretrizes para a capacitação de profissionais da área da educação da rede pública do estado do Maranhão, orientando-os para uma atuação preventiva e protetiva da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Prevenção

A atividade, intitulada “Rede de Proteção na Escola – Educação Sexual e Enfrentamento à Violência Infantil”, foi ministrada pelas psicólogas Ana Jakeline Galino e Adriane Nobre, integrantes do projeto Escola Informada, e pelo psicólogo e perito criminal Richardson Lima. Durante a capacitação, foram discutidos temas como desenvolvimento e sexualidade na infância e na adolescência; violências contra crianças e adolescentes: sexual, psicológica e física; cultura da prevenção na escola; e dispositivos de proteção.

Ao fim da capacitação, foi apresentado um guia prático para os educadores sobre proteção e prevenção no ambiente escolar com procedimentos de como os profissionais devem agir para identificar sinais e atuar, caso percebam que crianças e adolescentes estão sendo vítimas de algum tipo de abuso.

“O objetivo é tornar a escola um ambiente de proteção e que os profissionais de educação saibam identificar sinais de abuso e violência contra crianças e adolescentes e assim fortalecer essa rede de proteção”, explicou Ana Jakeline, destacando também a importância de toda a sociedade participar do processo de proteção do público infantojuvenil.

A mesma opinião foi compartilhada por Adriane Nobre, que falou sobre as ações desenvolvidas pelo projeto Escola Informada. “O projeto Escola Informada surgiu exatamente com esse intuito, de levar informação que protege para as escolas, professores e demais membros do corpo escolar atuarem como agentes de proteção”, pontuou.

Dados

A Ouvidoria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) apontou um crescimento de 22,6% das denúncias de crimes contra crianças e adolescentes em 2024, sendo quase 290 mil relatos, segundo dados do órgão. O psicólogo e perito criminal Richardson Lima falou que alguns casos ainda são subnotificados, o que evidencia ainda mais a necessidade do reforço das redes de proteção. 

“Existe uma frequência assustadora de casos de abusos sexual de crianças e adolescentes, muitas vezes subnotificados. Muitos casos de abusos não são conhecidos por falta de informação dos pais ou professores de como reconhecer e agir frente a essa situação de abuso. Tendo as informações, sabemos como agir e atuar nas áreas de maior vulnerabilidade”, colocou.

O servidor Luís Trabulsi, da Escola do Legislativo, destacou que, com a essa atividade, a Assembleia Legislativa desenvolve e põe em prática ações relacionadas com a Lei n.º 12.311, de 18 de junho de 2024.

“A Lei já teve uma etapa aqui na Assembleia Legislativa, que foi a capacitação de professores, pais e alunos da Creche-Escola Sementinha. Agora, também estamos nesta etapa de capacitação dos professores, e a ideia é que a lei seja colocada em prática pelo Governo do Estado, já que a Assembleia está dando o ponta pé inicial e mostrando para a sociedade como isso deve ser implementado”, pontuou.  

Educadores participam da capacitação para atuarem preventivamente em seus locais de trabalho

Mais notícias

Socorro Araújo destaca, no ‘Diário da Manhã’, o crescimento do turismo no Maranhão

Investimentos do Governo do Estado em festas, como o Carnaval e o São João, e em segurança, têm…

Programa ‘Mais Saúde’ destaca papel dos profissionais de Educação Física na promoção de mudanças de vida

Denise Martins ressaltou que a atividade física deve ser encarada como ferramenta essencial de prevenção e cuidado contínuo

‘Maranhão no Campo’ informa sobre inscrições para feiras e exposições do calendário agropecuário de 2026

Subsecretário da Sagrima destacou o crescimento do setor no estado e reforçou a importância de os municípios garantirem…

Deputado Adelmo Soares fortalece cultura popular com 1ª edição do ‘Caxias Folia’

Evento reuniu mais de 40 blocos e levou às ruas cerca de 5 mil foliões, promovendo integração social…

Florêncio Neto destaca visão municipalista do governador Brandão e agradece por obras em Penalva

Segundo o parlamentar, Penalva tem tido um olhar especial do governador Carlos Brandão, com a execução de diversas…

Café com Notícias’ detalha ações da Campanha Estadual de Prevenção da Gravidez na Adolescência 2026

Iniciativa busca fortalecer ações educativas, ampliar o acesso à informação e promover o planejamento familiar entre adolescentes

Diário da Manhã’ aborda trabalho da Rede de Proteção às Mulheres

Promotora explicou sobre o conjunto de serviços que oferecem acolhimento, apoio psicossocial, jurídico e de segurança a mulheres…