09 de julho de 2025

Resultado da 4ª Semana da Conciliação de Conflitos é tema do ‘Diário da Manhã’

Juiz Rodrigo Nina informou que objetivo do evento foi estimular a cultura da conciliação e a paz social; mais de 2 mil audiências foram realizadas no Maranhão

Resultado da 4ª Semana da Conciliação de Conflitos é tema do ‘Diário da Manhã’

Ronald Segundo recebeu o juiz Rodrigo Nina, no programa desta quarta-feira

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

O juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nupemec – TJ-MA), Rodrigo Nina, falou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (9), sobre os resultados da 4ª Semana da Conciliação de Conflitos.

O magistrado explicou, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que, oficialmente, o evento aconteceu de 30 de junho a 4 de julho deste ano, mas novos casos poderão ser analisados diretamente pelo Nupemec. Ele informou que foram realizadas mais de 2 mil audiências no estado e o objetivo foi fazer acordos e estimular a cultura da conciliação e a paz social.

De acordo com o juiz, o evento ocorreu no 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de São Luís (Cejusc), localizado no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau.

Ele informou que para o sucesso da Semana de Conciliação, foram mobilizadas 107 comarcas para a realização das audiências de conciliação de forma simultânea durante todo o evento comandadas por juízes e juízas, que realizaram audiências nos fóruns, e por conciliadores, com audiências nos Cejuscs.

“Nosso propósito com a Semana Estadual da Conciliação foi agilizar e aperfeiçoar a prestação jurisdicional, além de romper com a cultura do litígio, estimular a cultura da conciliação e a pacificação social. Cada acordo formalizado é importante porque restaura relacionamentos e a vida das pessoas envolvidas em um conflito. Mais importante do que finalizar o processo é solucionar o conflito entre as pessoas”, afirmou.

O juiz Rodrigo Nina assegurou que quem não tem processo aberto ainda pode procurar um dos 26 centros existentes no estado.

 Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube. 

Mais notícias

Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino

Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…

Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias

O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…

‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal

Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…

‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses

A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…

Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino

O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…

Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina

A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…

Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses

A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…

Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano

Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…