09 de julho de 2025
Resultado da 4ª Semana da Conciliação de Conflitos é tema do ‘Diário da Manhã’
Juiz Rodrigo Nina informou que objetivo do evento foi estimular a cultura da conciliação e a paz social; mais de 2 mil audiências foram realizadas no Maranhão
Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
O juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nupemec – TJ-MA), Rodrigo Nina, falou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (9), sobre os resultados da 4ª Semana da Conciliação de Conflitos.
O magistrado explicou, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que, oficialmente, o evento aconteceu de 30 de junho a 4 de julho deste ano, mas novos casos poderão ser analisados diretamente pelo Nupemec. Ele informou que foram realizadas mais de 2 mil audiências no estado e o objetivo foi fazer acordos e estimular a cultura da conciliação e a paz social.
De acordo com o juiz, o evento ocorreu no 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de São Luís (Cejusc), localizado no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau.
Ele informou que para o sucesso da Semana de Conciliação, foram mobilizadas 107 comarcas para a realização das audiências de conciliação de forma simultânea durante todo o evento comandadas por juízes e juízas, que realizaram audiências nos fóruns, e por conciliadores, com audiências nos Cejuscs.
“Nosso propósito com a Semana Estadual da Conciliação foi agilizar e aperfeiçoar a prestação jurisdicional, além de romper com a cultura do litígio, estimular a cultura da conciliação e a pacificação social. Cada acordo formalizado é importante porque restaura relacionamentos e a vida das pessoas envolvidas em um conflito. Mais importante do que finalizar o processo é solucionar o conflito entre as pessoas”, afirmou.
O juiz Rodrigo Nina assegurou que quem não tem processo aberto ainda pode procurar um dos 26 centros existentes no estado.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Catulé Júnior participa das comemorações pelos 64 anos de Aldeias Altas
Presença do parlamentar nas comemorações reforçou sua atuação em favor de Aldeias Altas ao longo dos últimos anos
Programa ‘Toda Mulher’ destaca trajetória de Nelinha do Babaçu
Empresária transforma tradição em inovação e será tema de escola de samba de São Luís
Projeto fortalece políticas públicas nas áreas de saúde e valorização profissional
Matérias tratam da criação do Dia Estadual de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), da instituição do Dia…
Deputada Janaína mostra preocupação com situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes
No discurso, a parlamentar deu exemplos de tragédias envolvendo crianças e cobrou providência das autoridades competentes
Aprovada MP que beneficia turismo maranhense
MP institui incentivo fiscal a contribuintes do ICMS que apoiarem financeiramente projetos turísticos aprovados pela Secretaria de Estado…
Mical Damasceno apresenta projeto que propõe destinação de recursos a eventos sociais e comunitários
Agência Assembleia A deputada Mical Damasceno (PSD) apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), um projeto de lei…
Eric Costa repercute iniciativa do governo que promove qualificação de conselheiros tutelares
O parlamentar afirmou que até o fim de fevereiro os conselheiros tutelares receberão a bolsa no valor de…
Prevenção e tratamento de doenças com o método Chi Kung da Medicina Chinesa são destaque no ‘Saúde e Bem-Estar’
A médica clínica Alanna Pivato disse que a modalidade traz muitos benefícios para o corpo e a mente…