13 de agosto de 2025
Escola do Legislativo promove curso sobre fundamentos e práticas nas licitações
Capacitação objetiva aprimorar práticas relacionadas ao planejamento e execução de processos licitatórios
Agência Assembleia
A Escola do Legislativo da Assembleia está promovendo o curso “Fundamentos e Boas Práticas nas Licitações”, com carga horária de 20 horas, no Plenarinho da Casa. A capacitação, que reúne servidores e público externo, objetiva aprimorar práticas relacionadas ao planejamento e execução de processos licitatórios.
O curso, de caráter teórico e prático, aborda em profundidade os instrumentos e artefatos de planejamento exigidos pela legislação, como o Documento de Formalização da Demanda (DFD), o Estudo Técnico Preliminar, o Termo de Referência e a Matriz de Riscos.
Segundo Gabriel Dias, mestre em Direito, pregoeiro da Assembleia Legislativa e professor do curso, a ideia é proporcionar aos participantes as ferramentas necessárias para início da fase interna das licitações com segurança jurídica e eficiência.
“Ao longo do curso, vamos aprofundar cada um desses tópicos. Ao final, os alunos estarão aptos a elaborar os documentos essenciais e a dar início ao processo interno de licitação, atendendo às necessidades de seus órgãos e aos parâmetros estabelecidos por lei”, destacou.
Para o também professor do curso Lincoln Noleto, a proposta é desmistificar o processo licitatório, especialmente no que se refere ao planejamento.
“Estamos aqui para capacitar os profissionais da Casa e o público externo. Embora falemos sobre licitação de forma geral, o ponto focal é mostrar como são feitos os documentos mais importantes para a contratação”, explicou.
Entre os alunos, a receptividade tem sido positiva. Carlos Vinícius, estagiário da Comissão Permanente de Licitação (CPL) na Alema, destacou a relevância da formação.
“É uma ótima iniciativa trazer essa ambientação sobre licitação. O tema é extremamente pertinente para a administração pública. É interessante que haja essa atualização e integração com outros setores para que todos compreendam o fluxo de processos, principalmente no planejamento”, afirmou.
As licitações, obrigatórias na maior parte das contratações públicas, têm como objetivo garantir a escolha da proposta mais vantajosa e justa para o Estado, assegurando transparência e eficiência no uso dos recursos públicos. Com ações como essa, a Assembleia Legislativa reforça seu compromisso com a boa gestão e o fortalecimento das práticas administrativas.
Mais notícias
CCJ dá parecer favorável a PL que trata do programa ‘Cuidar de Todos’
Comissão aprovou também PL que dispõe sobre a reestruturação da Defensoria Pública do Estado do Maranhão
Ricardo Arruda destaca investimentos na área da saúde em Grajaú
Deputado mencionou, por exemplo, o Centro de Hemodiálise, que, segundo ele, está salvando vidas e melhorando a qualidade…
Assembleia aprova projeto que institui o programa ‘Cuidar de Todos’
Matéria foi encaminhada à sanção do governador Carlos Brandão
Dra. Viviane destaca mutirões de saúde e agradece governador por avanços na região Sul
Parlamentar também destacou o encerramento da agenda com a inauguração da MA-006
Fred Maia solicita viatura para Trizidela do Vale
Parlamentar destacou que, embora a delegacia da cidade esteja em funcionamento, ainda enfrenta dificuldades
‘Diário da Manhã’ aborda a passagem do Dia Nacional do Livro e do projeto Brincaletrando
Entrevistada foi a diretora da Biblioteca Benedito Leite do Governo do Estado, Aline Nascimento
‘Café com Notícias’ discute aumento no número de fumantes após duas décadas de queda
Psicóloga Dayane Fernandes, mestranda em Saúde do Adulto pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), falou sobre impactos do…
Deputado Osmar Filho encerra fim de semana com agenda intensa em São Luís e Grajaú
O parlamentar participou de finais de campeonatos amadores, recebeu título de “Amigo do Esporte Amador” e prestigiou congresso…