13 de agosto de 2025
Escola do Legislativo promove curso sobre fundamentos e práticas nas licitações
Capacitação objetiva aprimorar práticas relacionadas ao planejamento e execução de processos licitatórios
Agência Assembleia
A Escola do Legislativo da Assembleia está promovendo o curso “Fundamentos e Boas Práticas nas Licitações”, com carga horária de 20 horas, no Plenarinho da Casa. A capacitação, que reúne servidores e público externo, objetiva aprimorar práticas relacionadas ao planejamento e execução de processos licitatórios.
O curso, de caráter teórico e prático, aborda em profundidade os instrumentos e artefatos de planejamento exigidos pela legislação, como o Documento de Formalização da Demanda (DFD), o Estudo Técnico Preliminar, o Termo de Referência e a Matriz de Riscos.
Segundo Gabriel Dias, mestre em Direito, pregoeiro da Assembleia Legislativa e professor do curso, a ideia é proporcionar aos participantes as ferramentas necessárias para início da fase interna das licitações com segurança jurídica e eficiência.
“Ao longo do curso, vamos aprofundar cada um desses tópicos. Ao final, os alunos estarão aptos a elaborar os documentos essenciais e a dar início ao processo interno de licitação, atendendo às necessidades de seus órgãos e aos parâmetros estabelecidos por lei”, destacou.
Para o também professor do curso Lincoln Noleto, a proposta é desmistificar o processo licitatório, especialmente no que se refere ao planejamento.
“Estamos aqui para capacitar os profissionais da Casa e o público externo. Embora falemos sobre licitação de forma geral, o ponto focal é mostrar como são feitos os documentos mais importantes para a contratação”, explicou.
Entre os alunos, a receptividade tem sido positiva. Carlos Vinícius, estagiário da Comissão Permanente de Licitação (CPL) na Alema, destacou a relevância da formação.
“É uma ótima iniciativa trazer essa ambientação sobre licitação. O tema é extremamente pertinente para a administração pública. É interessante que haja essa atualização e integração com outros setores para que todos compreendam o fluxo de processos, principalmente no planejamento”, afirmou.
As licitações, obrigatórias na maior parte das contratações públicas, têm como objetivo garantir a escolha da proposta mais vantajosa e justa para o Estado, assegurando transparência e eficiência no uso dos recursos públicos. Com ações como essa, a Assembleia Legislativa reforça seu compromisso com a boa gestão e o fortalecimento das práticas administrativas.
Mais notícias
Antônio Pereira destaca inauguração da Estrada do Abacaxi, nova licitação da MA-138 e reforço na segurança em Imperatriz
Deputado destacou importantes ações do governo estadual
Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval
Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale
Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias
Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo
Cláudio Cunha e Yglésio Moisés rebatem oposição e reconhecem melhorias feitas pelo governo estadual no sistema de ferry-boat
Ambos falaram sobre ações realizadas pelo governo visando à melhoria do sistema
Carlos Lula alerta para risco de caos no sistema de ferry-boat durante Carnaval
Parlamentar afirmou que a alta demanda já é previsível nesta época do ano e defendeu planejamento prévio
Assembleia aprova projeto de Wellington do Curso que cria selo “Salão Amigo do Autismo” no Maranhão
Proposta reconhece e incentiva salões de beleza que adotem atendimento especializado
Festa das Cores promove integração e valoriza manifestações culturais na ‘Sementinha’
A proposta envolveu crianças de todas as turmas em momentos de convivência, brincadeiras e apresentações lúdicas
Projeto institui política de atenção à saúde da mulher soropositiva e prevenção da transmissão do HIV
Projeto é de autoria do deputado Wellington do Curso