20 de março de 2024
‘Diário da Manhã’ fala sobre a Apae e atendimento a Pessoas com Síndrome de Down
Gestora de Serviços de Saúde da Apae São Luís, Emanuele Costa, agradeceu também a visita feita por deputados estaduais à Apae de São Luís, na semana passada
Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
Em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta quarta-feira (20), a gestora de Serviços de Saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae São Luís), Emanuele Costa, falou sobre o atendimento a Pessoas com Síndrome de Down com a utilização, por exemplo, do recurso da fisioterapia, sob acompanhamento médico.
A gestora agradeceu também a visita que um grupo de deputados estaduais fez à Apae de São Luís, na semana passada, para conhecer o trabalho da entidade mais a fundo e discutir a necessidade de aquisição de reagentes para os exames do Teste do Pezinho. O objetivo é assegurar que todos os recém-nascidos no Maranhão tenham acesso a este teste, que previne doenças metabólicas e genéticas.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), foi representada pelo deputado Antônio Pereira (PSB), que liderou a comitiva de parlamentares que, além das discussões sobre o Teste do Pezinho, também visitou as instalações da instituição. Participaram os deputados Andreia Rezende (PSB), Carlos Lula (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Dra. Vivianne (PDT), Fabiana Vilar (PL), Fernando Braide (PSD), Jota Pinto (Podemos), Júlio Mendonça (PCdoB), Osmar Filho (PDT), Ricardo Seidel (PSD), Wellington do Curso (PSC) e Zé Inácio (PT).
“Os deputados são nossos porta-vozes e quero agradecer a ajuda de todos como Gestora de Saúde da Apae de São Luís, que agora fez 53 anos de fundação e é a primeira do Estado. Há muito preconceito ainda, e a gente tentar conscientizar a sociedade. Todos os testes coletados no Maranhão são feitos em São Luís e há um reteste. Nosso papel é também ajudar as pessoas e a família na inclusão social e no mercado de trabalho. Além disso, é preciso que as famílias sejam trabalhadas como nossas parcerias”, afirmou.
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a gestora lembrou que a Apae de São Luís é reconhecida pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência Estadual neste tipo de triagem neonatal, realizando o Teste do Pezinho em 85% dos recém-nascidos nos 217 municípios do Maranhão.
Mais notícias
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda pesquisa sobre potencial da juçara na Amazônia Maranhense
O engenheiro agrônomo José Mário Ferro Frazão, da Embrapa, informou que o manejo sustentável da juçara tem se…
Procon/MA informa, no ‘Diário da Manhã’, como é a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
O chefe da Assessoria Jurídica do órgão, Ricardo Cruz, informou que o documento já está sendo emitido nas…
Creche-Escola Sementinha inicia atividades do segundo semestre de 2025
As crianças retornaram, nesta segunda-feira (4), às salas de aula e foram recepcionadas com uma dinâmica de boas-vindas,…
Professor do IEMA fala, no ‘Café com Notícias’, sobre participação de alunos na Roboworld Cup FIRA 2025
Fábio Aurélio informou que estudantes da instituição participam da competição mundial internacional desde 2017 e sempre têm se…
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…