11 de março de 2024
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda trabalho do Projeto Mães de Luz na periferia de São Luís
Isabela Vieira coordena a iniciativa que está comemorando 12 anos de atividades neste mês de março e é realizada no bairro Vila Nova
Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
A bióloga e professora Isabela Vieira falou, nesta segunda-feira (11) sobre o trabalho do Projeto Mães de Luz, que coordena na periferia de São Luís. Ela concedeu entrevista ao programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM).
À radialista Maria Regina Telles, Isabela Vieira informou que o projeto está comemorando 12 anos neste mês de março. “Desde 2012, estamos vivenciando a extraordinária experiência deste projeto assistencial, que serve de uma emocionante interlocução com mães e bebês de uma das localidades que, para nós, tem um valor afetivo muito grande aqui em São Luís”, declarou a professora.
Ela explicou que o Projeto Mães de Luz é realizado no bairro Vila Nova, na área Itaqui-Bacanga, com foco na saúde física, mental e até mesmo espiritual de mulheres da comunidade, mediante parceria com o Centro Espírita Yvonne do Amaral Pereira e o Centro de Educação e Orientação Espírita Jésus Gonçalves, que funciona na Rua das Hortas, no bairro Vila Nova.
Mensalmente, segundo a professora Isabela Vieira, o Projeto Mães de Luz faz a distribuição de enxovais, leite em pó, fraldas descartáveis e outros materiais utilizados por bebês e parturientes.
“Além de levar assistência material para bebês e mães gestantes, fazemos palestras sobre questões de saúde, amamentação, há ciclos de orações e reflexões sobre a vida, de modo que a gente já tem toda uma trajetória de trabalho com comunidades de periferia e isto, para mim, se trata de um projeto que eu amo, com paixão mesmo”, salientou a professora.
Voluntários
Ela também fez questão de frisar que o Projeto Mães de Luz é realizado exclusivamente por equipes de voluntários.
“Nós passamos o mês inteiro trabalhando para dar tudo certo na comunidade. Com a experiência acumulada nestes 12 anos, acho que não saberia mais viver sem este trabalho, que é algo muito emocionante e cheio de paixão. É muito legal para todos nós o sentido das mensagens de gratidão e incentivo que recebemos nas redes sociais deste nosso projeto”, afirmou Isabela Vieira.
Ela acrescentou que o Projeto Mães de Luz realiza eventos especiais na época da Páscoa, do Natal e em datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia das Crianças. “Neste mês de março, haverá uma celebração especial em comemoração aos 12 anos deste nosso projeto e de nossa inserção na comunidade da Vila Nova e adjacências”, informou a coordenadora do projeto.
Mais notícias
‘Saúde e Bem-Estar’ reforça a importância de hábitos equilibrados para um emagrecimento saudável
A endocrinologista Natália Rocha enfatizou, no programa, que o emagrecimento saudável não é só a perda de peso,…
‘Café com Notícias’ detalha programação da 6ª Expo Indústria no Maranhão
Conversa foi com a coordenadora Executiva da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Roberta Tanus
Ricardo Arruda cobra solução urgente para disputa territorial entre os municípios de Grajaú e Arame
Deputado reforçou apelo para que os gestores municipais priorizem um acordo que garanta segurança jurídica, continuidade dos serviços…
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão