21 de março de 2024
Aprovado projeto que propõe política de valorização da vida em escolas
Matéria de autoria do deputado Zé Inácio foi encaminhada ao governador Carlos Brandão pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale
                                  
                              A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quinta-feira (21), o Projeto de Lei 225/2023, de autoria do deputado Zé Inácio (PT), que dispõe sobre a política estadual de valorização da vida nas escolas da rede pública estadual. A matéria foi encaminhada ao governador Carlos Brandão (PSB) pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB).
Segundo o deputado, a proposição visa à defesa incondicional da vida mediante o fortalecimento da autoestima e a solidificação de valores que sustentem o desenvolvimento psicossocial e contribuam para a promoção da resolução de conflitos cotidianos vivenciados pelas crianças e adolescentes das unidades da rede estadual de ensino.
Justificativa
O parlamentar justifica a proposição fundamentado em dados que apontam que um a cada cinco adolescentes já praticou a autolesão não suicida uma vez na vida.
“O fenômeno da autolesão, durante muito tempo, foi associado à personalidade emocionalmente instável. Porém, pesquisas recentes tendem a atualizar esses dados associando a diversos fatores, entre eles, a depressão, o transtorno obsessivo compulsivo, a ansiedade e outros, segundo o psiquiatra André Salles, da área da infância e da adolescência com atuação no Hospital Universitário de Brasília (HUB),”, esclareceu.
“Essa é a realidade das crianças e adolescentes brasileiros. Cada dia mais comum, a automutilação traz a dor emocional que cada um carrega. Os índices são preocupantes. A maioria dos casos de autolesão ocorre entre a pré-adolescência e o adulto-jovem. No Brasil, o problema tem despertado preocupações e debates há mais de uma década”, complementou.
De acordo com Zé Inácio, a política de valorização da vida pretende alertar todos os segmentos da comunidade escolar a respeito da realidade emocional das crianças e adolescentes a fim de promover estratégias com ações de prevenção.
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