01 de setembro de 2025
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda ações da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA
Conversa foi com a juíza Teresa Cristina Mendes, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís e juíza auxiliar da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
O programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu na manhã desta segunda-feira (1º) a juíza Teresa Cristina Mendes, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís e juíza auxiliar da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, a juíza Teresa Cristina Mendes fez uma explanação sobre Gestão Verde e Justiça Social e detalhou os trabalhos realizados pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
A magistrada informou que o Tribunal de Justiça do Estado criou o Núcleo de Gestão Socioambiental em setembro de 2016, em atendimento a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Posteriormente o nome da unidade foi modificado para Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
A juíza Teresa Cristina Mendes destacou que, como uma forma de reduzir o consumo de plásticos, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) foi o primeiro tribunal do país a eliminar, em 2017, a compra de copos descartáveis com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“É importante ressaltar que o Poder Judiciário maranhense realiza campanha permanente que visa conscientizar magistrados, magistradas, servidores e servidoras em relação à mudança de comportamento quanto a ressignificar a produção e o uso de materiais plásticos, e tem como base a Agenda 2030 que traz dentre as metas, reduzir, até 2030, substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso”, declarou a magistrada.
A juíza explicou que a Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social é vinculada à presidência do TJMA e possui caráter permanente para assessorar o planejamento, a implementação, o monitoramento de metas anuais e a avaliação de indicadores de desempenho.
Parcerias
Atualmente sob a presidência do desembargador Ricardo Duailibe, a Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social implementa parcerias com outras instituições e iniciativas como a ECOLIGA, rede interinstitucional criada em 2016 para aprimorar a gestão socioambiental e o desenvolvimento sustentável, mediante assinatura de protocolo de cooperação técnica por órgãos públicos maranhenses com objetivo de conjugar esforços visando a implementação de programas e ações interinstitucionais de responsabilidade ambiental.
Além da destinação correta de materiais plásticos, o TJMA também se preocupa com a diminuição do consumo de plástico durante a rotina diária. A magistrada informou que, desde 2017, tem havido a substituição dos copos descartáveis por e-copos biodegradáveis e canecas de fibra de coco, distribuídos para todos os servidores, servidoras, magistrados, magistradas e público externo, o que fez com que o Poder Judiciário deixasse de consumir mais de 20 milhões de copos descartáveis no meio ambiente.
“Medidas como esta geram a redução do impacto negativo das atividades do órgão no meio ambiente com a adequada gestão dos resíduos gerados e o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público”, afirmou a juíza auxiliar da Coordenadoria de Sustentabilidade.
A juíza Teresa Cristina Mendes, que é magistrada desde 1998, e que já trabalhou nas comarcas de Anajatuba, Vitória do Mearim e Viana, por último, atuava na 1ª Vara Criminal de São José de Ribamar, agora atua como juíza auxiliar da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Durante a entrevista, a magistrada também discorreu sobre o Plano de Descarbonização do TJMA, que estabelece a obrigatoriedade de todos os órgãos judiciais elaborarem um plano para alcançar a neutralidade de carbono até 2030. Este Plano faz parte do Programa Justiça Carbono Zero, que visa a implementação de medidas para medir, reduzir e compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) resultantes das atividades judiciais.
Mais notícias
CCJ dá parecer favorável a PL que trata do programa ‘Cuidar de Todos’
Comissão aprovou também PL que dispõe sobre a reestruturação da Defensoria Pública do Estado do Maranhão
Ricardo Arruda destaca investimentos na área da saúde em Grajaú
Deputado mencionou, por exemplo, o Centro de Hemodiálise, que, segundo ele, está salvando vidas e melhorando a qualidade…
Assembleia aprova projeto que institui o programa ‘Cuidar de Todos’
Matéria foi encaminhada à sanção do governador Carlos Brandão
Dra. Viviane destaca mutirões de saúde e agradece governador por avanços na região Sul
Parlamentar também destacou o encerramento da agenda com a inauguração da MA-006
Fred Maia solicita viatura para Trizidela do Vale
Parlamentar destacou que, embora a delegacia da cidade esteja em funcionamento, ainda enfrenta dificuldades
‘Diário da Manhã’ aborda a passagem do Dia Nacional do Livro e do projeto Brincaletrando
Entrevistada foi a diretora da Biblioteca Benedito Leite do Governo do Estado, Aline Nascimento
‘Café com Notícias’ discute aumento no número de fumantes após duas décadas de queda
Psicóloga Dayane Fernandes, mestranda em Saúde do Adulto pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), falou sobre impactos do…
Deputado Osmar Filho encerra fim de semana com agenda intensa em São Luís e Grajaú
O parlamentar participou de finais de campeonatos amadores, recebeu título de “Amigo do Esporte Amador” e prestigiou congresso…