11 de março de 2025

Alema promove campanha ‘Março Lilás e Amarelo’ para conscientização sobre câncer de colo de útero e endometriose

O objetivo da ação é levar informações e oferecer suporte às servidoras, garantindo que todas tenham acesso a orientações e atendimento adequado

Alema promove campanha ‘Março Lilás e Amarelo’ para conscientização sobre câncer de colo de útero e endometriose

Campanha 'Março Lilás e Amarelo' promove ações de conscientização e prevenção, fundamentais para reduzir os impactos dessas doenças

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO), deu início, na manhã desta terça-feira (11), à campanha “Março Lilás e Amarelo”, que objetiva conscientizar sobre o câncer de colo de útero e a endometriose. A iniciativa reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para essas doenças que afetam a saúde da mulher.

A diretora do DSMO, Ana Lúcia Rocha, destacou a relevância da ação. “Nosso objetivo é levar informação e oferecer suporte às servidoras, garantindo que todas tenham acesso a orientações e atendimento adequado. A conscientização e a prevenção são fundamentais para reduzir os impactos dessas doenças na vida das mulheres”, afirmou.

Além disso, Ana Lúcia ressaltou que a campanha é uma oportunidade para reforçar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, que ainda é uma das principais causas de morte por câncer entre as mulheres, mas que pode ser evitado com medidas simples.

Servidoras da Alema recebem material informativo sobre o tema da campanha ‘Março Lilás e Amarelo’

“Esse tipo de tumor é causado, na maioria dos casos, pelo HPV, um vírus transmitido sexualmente, cujos sintomas incluem sangramento irregular, dor pélvica e corrimento persistente. Felizmente, a vacinação contra o HPV, o uso de preservativos e a realização regular do exame Papanicolau são formas eficazes de prevenção”, explicou.

Ainda de acordo com a diretora, a endometriose, outra condição abordada na campanha, é uma doença silenciosa e dolorosa que afeta milhões de mulheres no mundo, causando cólicas intensas, alterações no ciclo menstrual e, em muitos casos, infertilidade. Precisamos falar sobre esses temas e incentivar as mulheres a cuidarem da sua saúde”, enfatizou Ana Lúcia.

Programação

A campanha segue até o dia 27 de março e contará com uma programação especial, incluindo mini-palestras às terças e quintas-feiras, às 9h30 e às 14h, abordando temas como prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças. Além disso, o setor de saúde da Alema oferecerá atendimento especializado aos servidores, reforçando o compromisso da instituição com a promoção da saúde e do bem-estar dos colaboradores.

Destaques da Programação

26/03 – DIA D DA BIOIMPEDÂNCIA | IN BODY*

Horários:

Manhã: 8h30 às 12h30

• Tarde: 13h30 às 17h

Momento Mulher:

• Massagem Relaxante

• Oficina de Auriculoterapia

Ventosaterapia

Agendamento prévio na recepção do Departamento de Saúde, com vagas limitadas.

27/03 – Encerramento da Campanha*

Palestra: Prevenção e Combate ao Câncer do Colo do Útero

Palestrante: Dr. Bruno Alex Cruz Maciel – Médico Ginecologista e Obstetra, formado pela UFMA, com especialização em Reprodução Humana.

Endometriose: Diagnóstico Precoce e Qualidade de Vida – Da Conscientização ao Tratamento

Palestrante: Dra. Anne Caroline Amorim Batista de Oliveira – Médica Ginecologista e Obstetra formada pelo UNICEUMA, com especialização em Endoscopia Ginecológica.

Oficina de Autocuidado

Promotoras especializadas em cuidados com a pele oferecerão orientações e práticas de bem-estar.

Local: Plenarinho

Horário: 8h

Atendimento Médico

Durante toda a campanha, as consultas com ginecologistas do Departamento de Saúde serão intensificadas, incluindo a realização de exames preventivos, como o Papanicolau. O atendimento será realizado mediante agendamento prévio.

Público-alvo: Servidores e seus dependentes, funcionários terceirizados e estagiários.


Galeria de Fotos:

Campanha 'Março Lilás e Amarelo' 2025

Mais notícias

Alunos de Direito do Cest visitam instalações da Alema e Memorial do Legislativo Maranhense

Visita teve como objetivo conhecer o trabalho da Casa e obter uma visão ampla sobre o Legislativo maranhense

 ‘Diário da Manhã’ destaca o artesanato como expressão cultural e fonte de renda no São João

Convidado do programa, o coordenador do Ceprama, Jorge Beckman, destacou a parceria dos artesãos com o Arraial da…

Cantor Emanuel Jesus fala sobre o show “Festa para São João” no ‘Café com Notícias’

Apresentação é uma homenagem à música nordestina e reúne ritmos tradicionais, como o forró, o xote e o…

Lei de Leandro Bello estabelece que escolas justifiquem, por escrito, recusa de matrículas

A Lei Nº 12.584/2025 garante aos pais ou responsáveis o acesso à explicação formal sobre a recusa da…

Revista Maranhão aborda aumento de casos de síndromes gripais no Maranhão

Programa recebeu a secretária adjunta da SES, Débora Campos, que falou sobre as ações do Governo do Estado…

Guilherme Paz participa de entrega de obras em São João dos Patos

Deputado reforçou a parceria com o município e o compromisso com a população de São João dos Patos

Audiência pública discutirá melhorias para curso de Medicina em Caxias

Audiência é proposta do deputado estadual Catulé Júnior

‘Pautas Femininas’: Helena Duailibe reforça importância da representatividade feminina no Legislativo

Parlamentar também celebrou o crescimento da presença feminina no Parlamento