25 de fevereiro de 2025
Aprovado PL de Solange Almeida que estimula municípios a adotarem medidas de preservação do meio ambiente
Projeto de Lei nº 389/2023 institui a campanha “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”. Matéria foi encaminhada à sanção do governador
A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (25), o Projeto de Lei nº 389/2023, de autoria da deputada Solange Almeida (PL), que institui a campanha “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”. A matéria foi encaminhada à sanção do governador Carlos Brandão (PSB) pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB).
O projeto aprovado tem por finalidade estimular os municípios interessados a adotarem medidas que incentivem a preservação do meio ambiente e a promoção da educação ambiental, por meio do plantio de uma muda de árvore, preferencialmente nativa da região, a cada registro de nascimento de criança, nos cartórios dos Municípios do Estado do Maranhão, para ser plantada em local apropriado.
Campanha
A norma estabelece que será realizada, anualmente, uma Campanha Educativa Publicitária, na data em que se comemora o Dia Nacional da Árvore, 21 de setembro, tendo como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação do meio ambiente.
O texto normativo dispõe que os órgãos públicos ficarão responsáveis pela realização da Campanha Educativa Publicitária, alertando a população sobre a importância de se plantar uma muda de árvore.
De acordo com o projeto, a muda de árvore poderá ser disponibilizada para o pai ou a mãe que expressamente a requerer, no prazo de 90 dias após o nascimento da criança, devendo ser plantada, preferencialmente, na área urbana obedecendo às regras de urbanismo da localidade.
Dispõe, ainda, a proposição que cada criança, junto de seus responsáveis, participante do plantio de mudas, receberá um certificado “criança amiga da natureza”, no qual constará a data de nascimento do filho e a data do plantio da árvore.
Justificativa
A deputada Solange Almeida justifica a matéria afirmando que especialistas defendem que o plantio de árvores é o meio mais célere e barato de frear as mudanças climáticas.
“Um estudo publicado na Science em 2019 afirmou que, além de preservar as florestas que já existem, a solução contra o aquecimento global seria o mundo plantar 1,2 trilhão de árvores”, acrescentou.
Por fim, a parlamentar esclarece que “o fundamento principal é inserir o início da vida das crianças o tema da educação ambiental, bem como estimular os pais e a população em geral sobre o tema e criando uma cultura nas crianças e nas famílias de que o meio ambiente é um bem valioso e indispensável à sobrevivência humana”.

Mais notícias
Catulé Júnior destaca avanço no licenciamento do aterro sanitário de Caxias
Há semanas, o parlamentar vinha denunciando o incômodo causado por fumaça tóxica
Assembleia aprova projeto que atualiza regras do Fundo Especial do Ministério Público
Proposta tem como objetivo modernizar e racionalizar a gestão do FEMPE
Assembleia aprova projeto que disciplina forma de destinação de bens provenientes de processos judiciais para o Estado
Na justificativa do projeto, o governador Carlos Brandão afirmou que a iniciativa visa aperfeiçoar a gestão dos ativos…
Júnior Cascaria entrega cestas básicas à comunidade Coqueiro, na Estiva
Entrega faz parte de uma agenda social desenvolvida pelo parlamentar com o objetivo de garantir alimento na mesa…
‘Saúde e Bem-Estar’ – Especialista destaca importância de comer bem para viver melhor
Endocrinologista e nutróloga Silvana Teixeira falou sobre o tema na Rádio Assembleia
‘Diário da Manhã’ destaca balanço anual e projetos para 2026 da Escola do Legislativo
Supervisor pedagógico Efraim Lopes foi o entrevistado da edição do programa nesta quarta-feira
‘Café com Notícias’ debate discurso de ódio e violência digital
Problema, segundo Ana Cristina Bayma, da Seduc, é mais frequente nas escolas, mas campanhas preventivas e ações de…
Assembleia Legislativa aprova MP que reinstitui programa ‘Maranhão Juros Zero’
Medida proposta se justifica pela necessidade de "adequar o funcionamento do programa, garantindo maior flexibilidade operacional às instituições…