27 de novembro de 2025

Aprovado PL que estabelece o selo ‘Empresas contra o Aedes Aegypti’ no Maranhão

O Projeto de Lei, aprovado pelo plenário, nesta quinta-feira, fixa que o selo será concedido às empresas que adotarem medidas permanentes de prevenção e combate ao mosquito

Aprovado PL que estabelece o selo ‘Empresas contra o Aedes Aegypti’ no Maranhão

Plenário da Assembleia Legislativa durante a sessão desta quinta-feira

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (27), o Projeto de Lei Ordinária nº 117/2024, de autoria do deputado Wellington do Curso, que institui o selo ‘Empresas contra o Aedes Aegypti’ no estado. A matéria segue agora para sanção governamental.

De acordo com o texto, o selo será concedido às empresas que adotarem medidas permanentes de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. A iniciativa também busca estimular campanhas de conscientização voltadas a funcionários e clientes.

Além disso, a certificação será conferida anualmente, em data definida pelo Poder Executivo, às empresas que solicitarem o selo e comprovarem ações internas e/ou externas de enfrentamento ao mosquito. Toda a análise das solicitações ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que deverá publicar no Diário Oficial a lista das empresas contempladas, juntamente com a equipe avaliadora dos processos.

O texto estabelece, ainda, que o selo terá validade de dois anos, podendo ser renovado por igual período, desde que a empresa continue atendendo aos critérios previstos na lei. A certificação poderá ser utilizada em peças publicitárias, correspondências, embalagens, sites, redes sociais e demais meios de comunicação institucional da empresa, não podendo, entretanto, servir como validação da qualidade de produtos ou serviços.

Por fim , as despesas decorrentes da execução da lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas, se necessário.

Mais notícias

‘Café com Notícias’ fala sobre Prêmio Melhores ONGs do Brasil recebido pela APAE-MA

Gestora da APAE de São Luís, Cristiane Diniz, tratou sobre o reconhecimento que destaca organizações do terceiro setor com…

Carlos Lula defende autonomia das Câmaras Municipais na escolha de veículos públicos

Segundo o deputado, municípios maranhenses pedem ambulâncias e viaturas, mas governo obriga entrega de caminhonetes às Câmaras

Assembleia aprova PL que institui Política de Combate à Fome e Insegurança Alimentar

Projeto prevê a retomada e fortalecimento da implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Antônio Pereira destaca avanço na descentralização da Vigilância Sanitária

Agência Assembleia Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (26), o 1º vice-presidente da…

Tratamentos atuais para a diabetes são tema do “Saúde e Bem-Estar”

O programa desta quarta-feira recebeu a médica endocrinologista Roberta Duailibe, que falou sobre o que é, diagnóstico e…

Fred Maia parabeniza Iracema Vale por vitória no STF e destaca ações do Governo no Maranhão

Parlamentar afirmou que resultado fortalece o papel histórico de Iracema Vale na condução da Alema e elogiou o…