21 de junho de 2024

Aprovado PL que trata de atividades pedagógicas de gênero em escolas  

Segundo a deputada, o projeto visa proteger as famílias maranhenses e garantir o respeito aos valores morais e religiosos dos pais

Aprovado PL que trata de atividades pedagógicas de gênero em escolas  

Projeto é de autoria da deputada estadual Mical Damasceno e vai à sanção governamental

Assecom /Dep. Mical Damasceno

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em primeira e segunda votação, o Projeto de Lei 441/2023, de autoria da deputada estadual Mical Damasceno, que assegura aos pais e responsáveis o direito de vedarem a participação de seus filhos em atividades pedagógicas de gênero nas escolas do estado. O PL agora segue para sanção do governador.

Segundo a deputada, o projeto visa proteger as famílias maranhenses e garantir o respeito aos valores morais e religiosos dos pais. As atividades pedagógicas de gênero são aquelas que abordam identidade de gênero, orientação sexual, diversidade sexual, igualdade de gênero e outros assuntos similares O projeto foi aprovado com apoio de diversos parlamentares.

A deputada destacou a importância de respeitar a vontade dos pais sobre a educação de seus filhos. “Os pais devem ter a liberdade de escolher sobre o que seus filhos vão aprender, especialmente em temas tão sensíveis como a questão de gênero”, afirmou Mical Damasceno.

As escolas devem informar aos pais sobre quaisquer atividades pedagógicas de gênero. Os pais ou responsáveis devem expressar sua concordância ou discordância por meio de um documento escrito e assinado. As instituições de ensino devem respeitar a decisão dos pais.

Os alunos que não participarem dessas atividades não poderão ser penalizados ou prejudicados. Se aprovada, as escolas do Maranhão terão de respeitar a decisão dos pais e responsáveis sobre a participação de seus filhos em atividades relacionadas ao gênero.

Após a sanção, em caso de descumprimento da lei, as escolas estarão sujeitas a penalidades como advertência por escrito, com prazo para regularização; multa entre R$1.000 e R$10.000 por aluno participante, em caso de reincidência; suspensão temporária das atividades por até 90 dias; e cassação da autorização de funcionamento.

Mical Damasceno reafirmou seu compromisso com os valores cristãos e com a defesa das famílias maranhenses. A deputada agradeceu o apoio dos colegas parlamentares e de todos que apoiaram o projeto.

Mais notícias

Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim

O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…

‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA

Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…