09 de julho de 2024
Aprovado projeto que visa à reestruturação da Procuradoria-Geral do Estado
Projeto é de autoria do Poder Executivo e segundo o governador Carlos Brandão, garantirá maior eficiência na realização das ações do órgão

Agência Assembleia
O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta terça-feira (9), o Projeto de Lei Complementar 009/2024, de autoria do Poder Executivo. O PLC altera a Lei Complementar 20, relativa à Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado, a Lei Estadual 10.210, que institui o Domicílio Tributário Eletrônico, e a Lei 9.109, sobre custas e emolumentos.
Na mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Carlos Brandão afirma que o projeto visa à reestruturação da PGE no Maranhão, garantindo maior eficiência na realização das ações do órgão.
De acordo com o governador, o projeto objetiva aprimorar a estrutura organizacional da Procuradoria-Geral do Estado e promover maior eficiência em suas atividades, propondo alterações na Lei Complementar 20, de 30 de junho de 1994 (Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Estado) e nas leis estaduais 10.210/2015, 10.574/17 e 9.109/2009.
O projeto garante, também, maior qualificação profissional do quadro de pessoal da PGE, além da estruturação de programas e projetos de inovação e modernização tecnológica da Procuradoria Geral do Estado, com destaque para o Laboratório de Inovação, Governança e Gestão Estratégica (INOVA-PGEMA) e a implementação do sistema de Intranet.
De acordo com o projeto, o INOVA-PGEMA atuará para identificar, desenvolver, apoiar e disseminar iniciativas inovadoras, integrando avanços tecnológicos ao sistema jurídico da instituição e criando um ambiente propício à inovação e colaboração. Quanto à Intranet, o projeto prevê que a ferramenta será crucial para melhorar a comunicação interna por meio do compartilhamento eficiente de documentos institucionais essenciais às atividades cotidianas da Procuradoria.
Outro ponto importante do PL estabelece o exercício da advocacia plena a todos os membros da carreira de procurador do Estado, como já acontece em outros entes da Federação, garantindo-lhes isonomia.
A criação da Escola Superior de Advocacia Pública da Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão também está contemplada no projeto de lei. A estrutura já é adotada por outras Procuradorias do país, sendo responsável pela promoção do aprimoramento, atualização e capacitação profissional e cultural dos procuradores do Estado e demais integrantes do quadro de pessoal da PGE, por meio da realização de cursos, eventos e gestão do programa de residência jurídica.
A matéria amplia, também, a capacidade da PGE-MA para realizar a cobrança extrajudicial e implementar meios alternativos de cobrança da dívida ativa do Maranhão, a partir de diversas ferramentas que têm demonstrado maior eficiência arrecadatória, tais como a realização de protesto da dívida ativa.
“Assim, objetiva-se o aumento da receita pública para maiores investimentos em políticas para a coletividade maranhense”, assinala o governador Carlos Brandão na justificativa do projeto.
A matéria prevê, ainda, a criação do Comitê Institucional de Recuperação da Dívida Ativa (CIRDA), que tem o objetivo de estabelecer, implantar, gerir, monitorar e avaliar os processos de inovação voltados para ampliação da arrecadação da dívida ativa do Maranhão. Além disso, a iniciativa objetivará a integração dos sistemas de gestão da dívida entre a PGE, a Secretaria da Fazenda, Serventias Extrajudiciais e demais órgãos ou entidades que possam auxiliar na cobrança eficiente da dívida ativa do Estado.
Mais notícias
Adelmo Soares destaca impactos dos investimentos no São João na geração de emprego e renda
O parlamentar afirmou que são impactos econômicos significativos, atraindo turistas e incrementando diversos setores da economia
Diretoria de Saúde inicia campanha de vacinação para servidores e parlamentares
Campanha oferece imunizantes contra diversas doenças
Alunos de Direito do Cest visitam instalações da Alema e Memorial do Legislativo Maranhense
Visita teve como objetivo conhecer o trabalho da Casa e obter uma visão ampla sobre o Legislativo maranhense
‘Diário da Manhã’ destaca o artesanato como expressão cultural e fonte de renda no São João
Convidado do programa, o coordenador do Ceprama, Jorge Beckman, destacou a parceria dos artesãos com o Arraial da…
Cantor Emanuel Jesus fala sobre o show “Festa para São João” no ‘Café com Notícias’
Apresentação é uma homenagem à música nordestina e reúne ritmos tradicionais, como o forró, o xote e o…
Lei de Leandro Bello estabelece que escolas justifiquem, por escrito, recusa de matrículas
A Lei Nº 12.584/2025 garante aos pais ou responsáveis o acesso à explicação formal sobre a recusa da…
Revista Maranhão aborda aumento de casos de síndromes gripais no Maranhão
Programa recebeu a secretária adjunta da SES, Débora Campos, que falou sobre as ações do Governo do Estado…
Guilherme Paz participa de entrega de obras em São João dos Patos
Deputado reforçou a parceria com o município e o compromisso com a população de São João dos Patos