06 de janeiro de 2026

‘Café com Notícias’ destaca o projeto Praias Seguras e alerta para os cuidados em banhos de mar e rio

O tenente-coronel Marcos Bittencourt, do Corpo de Bombeiros Militar, detalhou o trabalho da corporação, falou sobre incidência e prevenção de afogamentos e orientou pais sobre a vigilância com as crianças

‘Café com Notícias’ destaca o projeto Praias Seguras e alerta para os cuidados em banhos de mar e rio

A apresentadora Elda Borges conversou com o tenente-coronel Marcos Bittencourt no Café desta terça-feira

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas

O programa “Café com Notícias” desta terça-feira (6), abordou o projeto “Praias Seguras” e a questão do risco de afogamento nas praias, no período da alta temporada, em São Luís. A apresentadora do programa, a jornalista Elda Borges, conversou sobre o tema com o tenente-coronel Marcos Bittencourt, chefe da 5ª Seção do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão.

Inicialmente, Marcos Bittencourt disse que, nesses períodos de festas e de férias, infelizmente, se tem uma incidência alta de pessoas envolvidas em situação de afogamento. “Nesses períodos, muitas pessoas têm acesso a locais de banho em mar ou rio e, por não tomarem os cuidados devidos, acabam envolvidas em situação de afogamento. Os guarda-vidas não têm condições de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. O último caso que tivemos, infelizmente, foi na zona rural do município de Bom Jardim, no Rio Pindaré, no último fim de semana”, frisou.

Cuidados dos familiares

Marcos Bittencourt fez um alerta aos pais quanto aos cuidados com as crianças e adolescentes durante o momento de banho em mar ou em rio, destacando que a distância segura dos pais para os filhos é de um braço, ou seja, a distância que permita alcançá-los. “Recomendamos aos pais que, se forem para uma região de banho que verifiquem se tem guarda-vidas no local. Se não tiver, procure outro local que ofereça esse serviço. É essencial considerar o fator segurança”, alertou.

Redução

Por fim, Marcos Bittencourt revelou que, em 2025, o índice de afogamentos reduziu em 35% em relação ao ano de 2024 no Maranhão. Em 2025, foram 70 afogamentos com 24 óbitos.

“A contribuição da mídia foi fundamental para a redução dos casos de afogamento. Negligência, imprudência e imperícia são os fatores que causam os afogamentos. Recomendamos que a linha da cintura é a altura limite da água para se tomar banho com segurança”, finalizou.

O programa Café com Notícias é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Diário da Manhã’ aborda impactos do conflito e ataque dos Estados Unidos à Venezuela

Entrevistados pelo programa o especialista em Relações Internacionais Igor Ferreira Fóscolo e a aluna Lorenna Costa fizeram uma…

Mutirão oftalmológico do deputado Catulé Júnior segue ativo já na primeira semana de 2026

Ação de promoção da saúde ocular, realizada em Barreirinhas, entregou, gratuitamente, mais de 600 óculos a beneficiários, que…

Psicóloga alerta, no ‘Café com Notícias’ sobre a importância dos cuidados com a saúde mental

Sanna Brandes falou sobre a campanha Janeiro Branco, que visa mostrar à população que uma saúde mental saudável…

Neto Evangelista entrega aparelho de ultrassom ao hospital Aldenora Bello

Equipamento foi adquirido por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado à unidade e será utilizado tanto na…

‘Pautas Femininas’ aborda saúde mental e campanha Janeiro Branco

Psicóloga Rogener Almeida foi a entrevistada

“Sustentabilidade na Prática” aborda o trabalho da Cooperativa de Material Reciclável da Região Metropolitana de São Luís

Entidade recebe materiais recicláveis de catadores autônomos, faz a triagem e encaminha às empresas e instituições, e também…

Procon-MA alerta, no ‘Dário da Manhã’, sobre compras pela internet e promoções  de produtos

Consumidor deve desconfiar de preços muito baixos e estar atento às regras para não entregas e falhas dos…

‘Café com Notícias’ detalha o calendário letivo de 2026 da rede estadual de ensino 

Programa de aulas seguirá o calendário nacional e deverá ser iniciado no dia 5 de fevereiro; antes, haverá…