22 de março de 2024

‘Café com Notícias’ aborda trabalho do Centro Estadual de Atendimento à Vítima de Violência

Conversa foi com a advogada Ana Cristina Corrêa Bayma Reis, que é coordenadora do órgão, ligado a Sedihpop

‘Café com Notícias’ aborda trabalho do Centro Estadual de Atendimento à Vítima de Violência

Ana Cristina Corrêa Bayma Reis, coordenadora do CEAV, com a jornalista Elda Borges

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

A atuação do Centro de Atendimento à Vítima de Violência (CEAV), ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), foi o tema tratado no programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta sexta-feira (22). A apresentadora e jornalista Elda Borges conversou com a advogada e coordenadora do órgão, Ana Cristina Corrêa Bayma Reis.

“Nós oferecemos serviços que têm em vista proporcionar apoio, orientação e atendimento psicológico, social e jurídico às vítimas de violência e seus familiares, dando condições para que tenham acesso à justiça, ao resgate da cidadania e à efetivação dos seus direitos humanos. O público é atendido por uma equipe multiprofissional”, afirmou a advogada.

Para obter os serviços prestados pela CEAV, o cidadão pode comparecer à Sedihpop, de forma presencial. “Em casos mais urgentes, também temos um número de telefone que funciona em regime de plantão. Vale ressaltar que absolutamente qualquer pessoa que tenha tido os seus direitos humanos violados, pode nos procurar”, enfatizou Ana Cristina Corrêa Bayma Reis.

Na entrevista, a coordenadora do Centro esclareceu que as vítimas são orientadas e encaminhadas à rede de serviços específicos, conforme a sua necessidade. “Assim, elas poderão enfrentar as consequências do sofrimento vivenciado e buscar a reparação da violência sofrida. Temos também o apoio de vários outros órgãos para que isso seja possível”.

O CEAV tem atuação articulada por meio de parcerias entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública do Estado, Delegacias de Polícias, Universidade Federal e Estadual do Maranhão, além do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), entre outras entidades.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Pautas Femininas’ aborda envolvimento de mulheres com tráfico de drogas e a importância da prevenção

Promotora de Justiça, Cristiane Lago, destacou que a maioria das mulheres presas por tráfico acaba se envolvendo por…

‘Revista Maranhão’ destaca isenção do Imposto de Renda, empreendedorismo feminino e geração de renda no estado

Um dos destaques foi o Programa Juro Zero, que vem fortalecendo o microempreendedorismo na região Tocantina

II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política é destaque no programa ‘Café com Notícias’

Entrevista foi com a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…