10 de abril de 2024

‘Café com Notícias’ – Carol D’Ávila dá detalhes do 1º Festival de Música Universal em São Luís

Idealizadora do evento informou que abertura será nesta quinta-feira (11) e ficará por conta do homenageado Hermeto Pascoal e seu grupo, a partir das 20h

‘Café com Notícias’ – Carol D’Ávila dá detalhes do 1º Festival de Música Universal em São Luís

A flautista, saxofonista e compositora Carol D’Avila com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

Prezando a diversidade e pluralidade, o 1° Festival de Música Universal (MUN Festival) acontecerá entre os dias 11 e 14 de abril em São Luís, com uma variedade de atividades que inclui desde oficinas e workshops até concertos. A idealizadora do evento, Carol D’Avila, renomada flautista, saxofonista e compositora, deu detalhes sobre o evento no ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, desta quarta-feira (10).

“O festival é uma homenagem direta ao músico Hermeto Pascoal, criador da linguagem da música universal, que envolve todos os estilos e tendências sem preconceitos. A influência da música popular brasileira é muito importante para esse formato e São Luís é uma fonte riquíssima. Por isso escolhemos a capital maranhense para começar”, afirmou Carol D’Avila.

Segundo a idealizadora, o projeto destacará a música universal como uma poderosa forma de expressão artística e exaltará a música tradicional do Maranhão como uma das fontes de pesquisa e inspiração para toda a diversidade da qual nasceu a música universal. Ao longo de quatro dias, os shows serão realizados na Casa Barrica, no bairro Madre Deus.

“Com o objetivo de democratizar o acesso à música instrumental brasileira e preservar o legado de Hermeto Pascoal, o 1º MUN Festival do Brasil será um marco cultural e uma oportunidade única para os amantes da música explorarem novos horizontes sonoros”, enfatizou a entrevistada.

A abertura, nesta quinta-feira (11), ficará por conta de Hermeto Pascoal e seu grupo, a partir das 20h. Além dos shows, Carol D’Avila ressaltou que o MUN Festival também realizará uma série de atividades educacionais gratuitas, comandadas por músicos que participam do evento, como workshops, concertos didáticos e vivência formativa musical em escolas públicas da cidade.

O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ destaca 23ª edição do Fest Flora em Paço do Lumiar

Secretária municipal de Agricultura enfatizou o papel do evento no incentivo ao empreendedorismo das mulheres floristas e agricultoras…

Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB

As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…

‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão

Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…

Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo

Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…

‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão

Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico

Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…

Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale

Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…

‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença

Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto