16 de maio de 2024

‘Café com Notícias’ dá detalhes do Mutirão de Cirurgias Ortopédicas realizado pela SES

Conversa foi com a chefe do Departamento de Acompanhamento de Rede de Serviços da SES, Nayane Lara Farias

‘Café com Notícias’ dá detalhes do Mutirão de Cirurgias Ortopédicas realizado pela SES

Nayane Lara Farias, chefe do Departamento de Acompanhamento de Rede de Serviços da SES, com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

A Secretaria de Estado da Saúde está promovendo Mutirão de Cirurgias Ortopédicas, que será encerrado no dia 20 e que deve resultar em cerca de 80 cirurgias. Os detalhes sobre a ação foram tratados pela chefe do Departamento de Acompanhamento de Rede de Serviços da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Nayane Lara Farias, durante entrevista ao programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (16), na TV Assembleia.

“É a primeira vez que a gente está promovendo esse mutirão ortopédico, logo porque é um perfil bem diferenciado dos nossos usuários”, detalhou. Ela observou que, hoje, a Rede Estadual de Saúde conta com dois Hospitais de Traumatologia e Ortopedia (HTOs) em São Luís e em Caxias, que possibilitam esse atendimento especializado.

Nayane Lara Farias detalhou que a iniciativa do mutirão será ampliada. Após o primeiro mutirão, que está sendo realizado no HTO de São Luís, o próximo ocorrerá no mês de junho, no HTO de Caxias. A gestora informou, ainda, que o mutirão é resultado de trabalho de análise realizado pela equipe da SES.

“A gente observou que tem crescido muito o número de usuários que precisam desse serviço. Observando que a fila se estendeu, que está cada vez maior, houve a necessidade de criar esses dois mutirões”, ressaltou. A gestora informou que, a partir dessa experiência, a SES está trabalhando para o atendimento a pacientes com artroplastia, que os problemas diretamente ligados ao joelho.

Atendimentos

Nayane Lara Farias informou, também, que a pessoa que tenha problema ortopédico ou traumatológico deve procurar os serviços do HTO, que dispõe de equipe pronta para o atendimento. “A gente tem desde um especialista em dedo, em ombro, em joelho, em pé. E temos inúmeras subespecialidades dentro do HTO”, assinalou.

E complementou: “Ano passado, foram mais de 3500 procedimentos que nós realizamos dentro do HTO de São Luís”.

Além disso, ela reforçou que, dentro da rede, alguns Hospitais Regionais oferecem os serviços de ortopedia, incluindo procedimentos menos complexos. “A gente não fica só diretamente no HTO. A gente descentralizou da melhor forma possível”, declarou.

O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…

Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva

Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira