02 de outubro de 2024

‘Café com Notícias’ – Delegada Wanda Moura fala sobre casos de feminicídio no Maranhão

Ela informou ações de prevenção e que já foram registrados 52 feminicídios no estado este ano, número que supera o ano de 2023, quando houve 50 crimes do tipo

‘Café com Notícias’ – Delegada Wanda Moura fala sobre casos de feminicídio no Maranhão

Delegada Wanda Moura, diretora da Casa da Mulher Brasileira e chefe do Departamento de Feminicídio do Maranhão, com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

A delegada Wanda Moura, diretora da Casa da Mulher Brasileira e chefe do Departamento de Feminicídio do Maranhão, foi a convidada do programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (2), na TV Assembleia. Entre outros temas, ela falou sobre a crescente nos casos de feminicídios registrados no estado.

Wanda Moura informou que já foram registrados 52 feminicídios no estado este ano, número que supera o total de casos de todo o ano de 2023, quando houve 50 crimes do tipo. Ela destacou que o governo do Estado intensifica ações para a prevenção dessas ocorrências e que o problema também tem origem cultural.

“A violência atinge mulheres de todas as classes sociais, de todas as faixas etárias, de todas as condições financeiras, níveis de instrução e isso está muito ligado à nossa cultura e à nossa educação. Nós, mulheres, somos ensinadas desde sempre a sermos mais tolerantes, a sermos mais permissivas”, ressaltou a delegada.

A diretora da Casa da Mulher Brasileira afirmou que é fundamental que as vítimas de violência tenham uma rede de apoio e, principalmente, que denunciem, pois em muitos casos a mulher romantiza aquele relacionamento que já era abusivo, que já dava sinais de violência e não consegue fazer um julgamento real do risco que está correndo.

A delegada destacou, ainda, que no Maranhão a maioria das mulheres são mortas por seus companheiros, principalmente quando tentam romper o relacionamento, que já era abusivo. Outra característica comum é que a maioria das vítimas nunca pediu ajuda ou registrou um boletim de ocorrência, nem pediu medida protetiva de urgência.

Denúncia

Wanda Moura reforçou a importância de pessoas próximas àquela mulher que está sendo vítima de violência fazerem a denúncia, seja um familiar, um amigou ou um vizinho, a pessoa deve denunciar, inclusive de maneira anônima. A partir daí é iniciada uma investigação policial. Para denunciar, basta ligar para os números 181 ou 180.

Como medida para combater os casos de violência contra a mulher e o crescente número de feminicídios registrados Wanda Moura ressaltou que o governo do Estado, por meio de órgãos como a Casa da Mulher Brasileira, Polícias Militar e Civil, tem trabalhado com a prevenção realizando palestras e levando informação para bairros, escolas, comunidades de todo o estado.

O ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ destaca 2º Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária

Presidente da Comissão Organizadora do 2º Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária, Saraiva Júnior, deu detalhes sobre o evento,…

‘Diário da Manhã’ – Presidente explica papel do Comitê de Cultura do Maranhão 

Jô Brandão ressaltou que o Governo Federal tem duas linhas de financiamento, a Lei Paulo Gustavo e a…

‘Café com Notícias’ detalha Trote Solidário, que incentiva doação de sangue e medula

Alunos da UNDB ressignificaram o trote estudantil para chamar atenção para a importância do ato de doar

Vinícius Louro apresenta resultados de atuação e reafirma compromissos com o Maranhão

Ao relatar as ações e melhorias levadas a Pedreiras e Trizidela do Vale, Vinícius Louro destacou conquistas na…

Fred Maia faz balanço de proposições de sua autoria e atuação parlamentar

Ele explicou que a maioria de suas indicações foi voltada para a região do Médio Mearim

Aprovado PL que trata de políticas de proteção a mulheres rurais, quilombolas e indígenas

Projeto de Lei nº 197/2024, de autoria do deputado Ricardo Arruda, visa garantir que as políticas públicas deem…

Deputada Janaína parabeniza Rildo Amaral pela eleição em Imperatriz e destaca obras na cidade

Parlamentar elogiou a trajetória de Rildo e falou sobre a importância de sua eleição para o futuro do…

‘Diário da Manhã’ – Vice-reitor fala sobre Uema ser destaque em ranking internacional 

Paulo Henrique Aragão Catunda destacou ranking de consultoria britânica que colocou a Uema entre as 10 melhores do…