08 de novembro de 2024
‘Café com Notícias’ destaca participação de adolescentes em projetos do UNICEF
Conversa foi com a Oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Rayanne França
Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
Assista à entrevista na íntegra
No ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (8), na TV Assembleia, a jornalista e apresentadora Elda Borges conversou com a Oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Rayanne França. Ela tratou sobre o Festival NUCAs e as ações voltadas aos jovens.
NUCAs são os Núcleos de Cidadania de Adolescentes, que são formados por meninas e meninos, de 12 a 18 anos, moradores de cidades da Amazonia e do Semiárido que participam do Selo UNICEF.
Rayanne França ressaltou a participação ativa desses adolescentes nas iniciativas de cidadania desenvolvidas pelo UNICEF. “É muito bonito ver o engajamento dos adolescentes, olhando para todos os nossos cenários de Amazônia e Semiárido onde é implementada a estratégia do Selo UNICEF. Nós tivemos mais de 50 mil adolescentes engajados e, aqui no Maranhão, a gente teve quase cinco mil adolescentes inscritos nas nossas plataformas”, afirmou.
Sobre o Selo UNICEF, Rayane França informou se tratar de uma iniciativa do Fundo para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal. Atualmente, 18 estados brasileiros participam da iniciativa, que tem o objetivo de melhorar os indicadores sociais dos municípios participantes, nas áreas de educação, saúde, assistência social e outros.
“A intenção é que, ao longo dos 4 anos, o UNICEF promova capacitações e o estímulo à melhoria desses indicadores sociais, a gente olhar para a melhoria dos indicadores de vacinação, de busca ativa escolar para que não tenha nenhuma criança ou adolescente fora da escola. Todas essas estratégias estão conectadas e os NUCAs também são uma parte importante dessa construção”, ressaltou Rayanne França.
No Maranhão, 212 municípios fizeram a adesão ao Selo UNICEF, e o estado possui 212 Núcleos de Cidadania de Adolescentes. O Festival NUCAs é realizado como a culminância desse projeto, reunindo adolescentes de alguns desses municípios na capital, São Luís, promovendo a troca de experiencias e conhecimentos entre eles.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar