14 de agosto de 2025

‘Café com Notícias’ detalha a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão

O superintendente da Secti, Eduardo Oliveira, informou, no programa, as normas do edital do evento, como período de inscrições, quem pode participar, tipos de atividades e outras informações importantes para os interessados em se inscrever e o público em geral

‘Café com Notícias’ detalha a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão

A apresentadora Elda Borges e Eduardo Oliveira durante o café desta quinta-feira

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

No programa Café com Notícias desta quinta-feira (14), a apresentadora Elda Borges conversou com o superintendente de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Eduardo Oliveira, sobre a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025. As inscrições ainda estão abertas e os interessados em integrar a programação têm até o dia 18 de agosto para inscrever suas atividades.

Segundo o superintendente, o edital foi lançado pela Secti em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e busca selecionar propostas que comporão o evento, voltado à popularização da ciência e da tecnologia em todo o estado.

O tema deste ano, “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, abre espaço para uma ampla diversidade de ações, de oficinas, palestras e feiras a mostras científicas, exposições, atividades culturais e interativas.

“A cada edição, o interesse cresce, e este ano não está sendo diferente. Queremos reunir iniciativas que dialoguem com a comunidade e despertem a curiosidade científica”, destacou Eduardo Oliveira.

A SNCT é uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Maranhão, a organização fica a cargo da Secti, que programou a edição de 2025 para ocorrer de 20 a 26 de outubro em São Luís e em outros municípios.

Podem participar, pesquisadores, professores, estudantes, instituições de ensino e pesquisa, startups, coletivos, ONGs e demais atores ligados ao ecossistema de ciência, tecnologia e inovação.

A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link:

Mais notícias

Resultados das ações da Sedihpop no combate ao tráfico de pessoas são destacados no ‘Diário da Manhã’

O superintendente de Proteção aos Direitos Humanos da secretaria, Roberth Leal, informou, no programa, que campanhas educativas e…

Projeto de Osmar Filho visa proteger crianças e adolescentes no ambiente digital

Proposta visa prevenir, combater e acompanhar casos de adultização, erotização, exploração sexual, aliciamento, entre outras práticas

Escola do Legislativo promove curso sobre fundamentos e práticas nas licitações

Capacitação objetiva aprimorar práticas relacionadas ao planejamento e execução de processos licitatórios

Assembleia realizará evento para esclarecer dúvidas sobre plano de saúde corporativo

Evento ocorrerá sexta-feira (22), no Plenarinho, e é destinado a servidores que desejam esclarecer questões acerca do benefício

“Ascensão de Orleans Brandão incomoda opositores”, diz Florêncio Neto

Em discurso na Alema, o deputado afirmou que a população maranhense vem reconhecendo o trabalho desenvolvido pelo secretário

Carlos Lula cobra adesão do Maranhão ao Programa CNH Social

Parlamentar manifestou preocupação com o possível fim da obrigatoriedade de aulas teóricas e práticas em autoescolas para a…

Florêncio Neto celebra os 110 anos de Penalva com entrega de várias obras

O parlamentar informou que, no sábado (9), foi entregue o primeiro trecho de asfalto ligando o município ao…

Andrea Rezende alerta sobre impactos negativos de MP sobre famílias beneficiárias do BPC

Deputada destacou a dificuldade das famílias em reunir laudos médicos e documentos em prazos tão curtos