28 de outubro de 2025
‘Café com Notícias’ discute aumento no número de fumantes após duas décadas de queda
Psicóloga Dayane Fernandes, mestranda em Saúde do Adulto pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), falou sobre impactos do hábito para a saúde mental e física
Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa
O programa ‘Café com Notícias’, exibido nesta terça-feira (28) na TV Assembleia, abordou o aumento do número de fumantes no Brasil após 20 anos de queda. A convidada foi a psicóloga Dayane Fernandes, mestranda em Saúde do Adulto pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que explicou os impactos do hábito para a saúde mental e física.
Nas últimas décadas, o Brasil demonstrava redução no consumo de tabaco graças a campanhas de conscientização e políticas públicas de controle, mas o cenário mudou. “O país voltou a apresentar aumento significativo no número de fumantes e é um fenômeno atribuído, em parte, ao período pós-pandemia e ao uso do cigarro eletrônico”, afirmou Dayane Fernandes.
Segundo a psicóloga, o cigarro traz sérias consequências para o organismo e não deve ser banalizado. “O cigarro causa dependência química e está diretamente relacionado a doenças graves, como câncer de pulmão e problemas cardíacos. O eletrônico também vicia e prejudica da mesma forma, devido à atuação da nicotina no cérebro”, explicou.
Dayane Fernandes acrescentou que fatores emocionais e sociais, como ansiedade, isolamento e desemprego, têm influenciado o aumento do consumo. “No isolamento, muitos buscam no cigarro uma forma de aliviar a tensão, mas acabou se perpetuando. O cigarro eletrônico, que surgiu como uma suposta alternativa menos nociva, acabou se consolidando entre os jovens”.
Para ela, o cigarro eletrônico veio para ficar e representa um grande desafio para a saúde pública. “É necessário que os órgãos públicos e instâncias governamentais se mobilizem para sensibilizar a população sobre os riscos associados ao tabagismo. A dependência química não se limita apenas ao cigarro tradicional e o prejuízo do vício atinge toda a comunidade”, ressaltou.
A psicóloga reforçou que novas estratégias de conscientização são essenciais, principalmente para atingir os jovens. “É preciso levar a mensagem para os espaços em que eles estão: redes sociais, plataformas digitais e canais de influência. O objetivo é mostrar que, mesmo que o vício pareça socialmente aceitável, ele traz sérios prejuízos físicos, emocionais e sociais”.
Mais notícias
Dra. Viviane destaca mutirões de saúde e agradece governador por avanços na região Sul
Parlamentar também destacou o encerramento da agenda com a inauguração da MA-006
Fred Maia solicita viatura para Trizidela do Vale
Parlamentar destacou que, embora a delegacia da cidade esteja em funcionamento, ainda enfrenta dificuldades
‘Diário da Manhã’ aborda a passagem do Dia Nacional do Livro e do projeto Brincaletrando
Entrevistada foi a diretora da Biblioteca Benedito Leite do Governo do Estado, Aline Nascimento
Deputado Osmar Filho encerra fim de semana com agenda intensa em São Luís e Grajaú
O parlamentar participou de finais de campeonatos amadores, recebeu título de “Amigo do Esporte Amador” e prestigiou congresso…
Diário da manhã esclarece dúvidas de consumidores
Entrevistada foi a presidente do PROCON/MA, Karen Barros
Adelmo Soares realiza mutirão inédito de facetas de resina no Gabinete Social em Caxias
Mais de 10 mil pessoas se inscreveram na ação que realizou 500 procedimentos gratuitos e devolveu autoestima a…
Adelmo Soares realiza mutirão de saúde e beleza em Aldeias Altas
Ação contou com apoio do líder político Josué Louro e levou serviços gratuitos de saúde, estética e cidadania…
Deputado Catulé Júnior garante mutirões oftalmológicos
Foram mais de 1.300 atendimentos realizados entre sexta (24) e sábado (25), em Barreirinhas e São Luís