09 de maio de 2024
‘Café com Notícias’ fala sobre Encceja 2024, que encerra inscrições nesta sexta-feira
Convidado foi o supervisor de Modalidades e Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Jocenilson Costa

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2024) se encerrarão nesta sexta-feira (10). E todos os detalhes e os critérios para participação nessa avaliação, foram tratados pelo supervisor de Modalidades e Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Jocenilson Costa, em entrevista ao ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (9), na TV Assembleia.
“É realizado pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, todos os anos. É um exame que é realizado desde 2002 e que vem com a possibilidade de ofertar a emissão da certificação de Jovens e Adultos, seja no nível fundamental, seja em nível médio”, resumiu.
Jocenilson Costa informou que as provas serão realizadas no segundo semestre, em 25 de agosto. Como as inscrições ainda estão em andamento, não é possível repassar números do Maranhão, mas o supervisor afirmou que a média anual é de 1.000 pessoas inscritas no Encceja no estado. O endereço para participar é encceja.inep.gov.br.
Na conversa com a jornalista Elda Borges, o supervisor também observou que a procura é grande, mas o número de faltosos no exame também é alto. Isso se dá porque a maioria dos inscritos já está no mercado de trabalho e, por conta de demandas da rotina, não consegue comparecer. Outro ponto destacado por ele é o grande número de pessoas que fazem a prova, mas demoram a ir buscar a certificação.
A instituição que vai fazer essa certificação é escolhida pelo candidato no ato da inscrição. “Nós temos, por exemplo, no Maranhão, a Secretaria de Estado de Educação e o Instituto Federal”, esclareceu. E complementou: “No caso da Secretaria da Educação do Estado, a nossa certificação é feita pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos. O candidato realiza a prova, emite o seu boletim de notas e dá entrada no Centro para receber essa sua certificação”.
Jocenilson Costa informou ainda que a idade também é um critério a ser obedecido. Para quem está em busca da certificação do Ensino Fundamental, é preciso ter a partir de 15 anos no dia da data do exame. No caso do Ensino Médio, é necessário ter, no mínimo, 18 anos.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…