01 de fevereiro de 2024
‘Café com Notícias’ – Secretaria de Saúde realiza ações de combate à dengue no estado
Superintendente de Epidemiologia da (SES), Dalila Santos assinalou que Maranhão é um dos estados que receberá as primeiras doses da vacina contra a doença
Agência Assembleia
Clique e assista à íntegra da entrevista
O programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (1º), na TV Assembleia, recebeu a superintendente de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Dalila Santos, que falou sobre a campanha de combate à dengue no Maranhão.
Em 2023, foram registrados 358 casos de dengue no estado e, neste ano, foram confirmados 22 casos da doença. Com a chegada do período chuvoso, a preocupação é de que esse número possa crescer e, para prevenir isso, a SES tem desenvolvido uma série de ações educativas e preventivas, como pulverização de inseticidas, com o Carro Fumacê, e a visita dos agentes de endemias para identificação de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Apesar dos números registrados no ano passado serem considerados baixos, Dalila Santos explicou que o estado já tem um histórico de registro de grande número de casos de dengue em anos anteriores, fatos que foi fundamental para o estado ser um dos escolhidos para receber as primeiras doses da vacina contra a doença.
Dalila Santos destacou que um fato determinante para a redução dos registros de dengue no estado tem sido a prevenção, que vem sendo trabalhada em todos os municípios nos últimos anos.
“Trabalhando a questão da prevenção faz com que essa redução ocorra, ainda que ela não seja a ideal, afinal ainda há municípios em que a atenção precisa ser redobrada e sem a prevenção esses números podem aumentar. A exemplo de São Luís que tem um grande quantitativo populacional e uma grande quantidade de áreas vulneráveis à ocorrência da doença”, assinalou.
Vale ressaltar que o mosquito Aedes aegypt é responsável pela transmissão não só da dengue, mas também da chikungunya e zika vírus, todas doenças que, em seu estágio mais grave, podem levar à morte.
Dalila Santos reforçou que medidas simples adotadas pela população podem ajudar no combate ao mosquito, como manter bem tampados tonéis, caixas e barris de água; trocar água dos vasos de planta uma vez por semana; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; fazer a limpeza de calhas para evitar o acumulo de água; e fazer o descarte correto do lixo, entre outras.
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar