07 de maio de 2024
‘Café com Notícias’ trata sobre Selo UTI Eficiente recebido pelo Hospital Dr. Carlos Macieira
Diretor-geral da unidade hospitalar, Edilson Medeiros, falou sobre certificação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)

Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Dr. Carlos Macieira recebeu em abril o Selo de UTI Eficiente. Todos os detalhes acerca dessa certificação foram tratados em entrevista pelo diretor-geral da unidade hospitalar, Edilson Medeiros, no programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (7), na TV Assembleia.
“O selo é conferido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) a todas as unidades de terapia intensiva que têm uma eficiência em resolução, com menor tempo de internamento e menor taxa de utilização de recursos, fazendo com que novos pacientes possam adentrar a essa UTI, tornando o tempo de internamento menor e o giro maior de leito”, ressaltou.
Para se ter uma ideia da importância do feito, o HCM é o primeiro hospital público do Nordeste a receber essa certificação. Na prática, segundo o gestor, durante a internação em UTI, o hospital está utilizando muito menos recursos, com mais eficiência e maior rotatividade.
“Só para que você tenha uma ideia, hoje, o tempo médio de internamento na UTI Cirúrgica, que é a que recebeu o selo de UTI Eficiente, está em torno de três dias, ou seja, é o tempo que o paciente vem para o seu pós-operatório imediato e é conduzido de forma adequada”, resumiu, informando que, após alta desse espaço, o paciente segue para o setor de enfermaria, onde continua o tratamento.
Excelência
Ele reforçou o trabalho de excelência que levou à certificação. “Um processo para conseguir um selo de UTI Eficiente é demorado, exige várias etapas, são vários profissionais que estão inseridos nesse processo e que são treinados rotineiramente. Esse processo de treinamento é semanal, diário, voltado para a melhoria dos indicadores, com avaliação mensal desses indicadores”, frisou, informando que, antes, a média de permanência do paciente na UTI era de 5,5 dias.
O diretor-geral do HCM, também falou sobre os investimentos que estão sendo realizados na unidade. “Já se iniciou a mudança parque tecnológico do Hospital Dr. Carlos Macieira”, afirmou detalhando que o hospital recebeu, recentemente, um tomógrafo completo, que vai ajudar a aumentar a quantidade de procedimentos, inclusive fazendo tomografias cardiológicas.
O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…