02 de janeiro de 2025
Carlos Lula cobra ações urgentes para evitar tragédias nas praias do Maranhão
O deputado propôs medidas para evitar afogamentos. Entre as ideias apresentadas está a instalação de torres de observação com salva-vidas treinados

Assecom / Dep. Carlos Lula
O Maranhão vive uma triste repetição de tragédias nas praias. Na quarta-feira (1°), um casal perdeu a vida por afogamento na Praia do Olho d’Água, em São Luís, deixando um filho como sobrevivente. O caso reacendeu o debate sobre a segurança no litoral maranhense e a necessidade de políticas públicas que evitem novos desastres.
O deputado estadual Carlos Lula (PSB), que já havia alertado sobre o tema, lamentou profundamente mais essa fatalidade nas redes sociais. No último Natal, outro jovem de apenas 17 anos morreu afogado na Praia de São Marcos, na capital. Para o parlamentar, essas mortes são um reflexo da ausência de investimentos e de uma abordagem preventiva para segurança nas praias.
“Mais uma tragédia. Essa dor não pode continuar se repetindo. É urgente e possível evitar novas fatalidades com investimento em nossos bombeiros.”, escreveu Carlos Lula.
Inspirando-se em exemplos de cidades como Sydney, na Austrália, e Miami, nos Estados Unidos, Carlos Lula propôs medidas concretas para evitar afogamentos no Maranhão. Entre as ideias apresentadas estão a instalação de torres de observação com salva-vidas treinados, placas informativas sobre correntes de retorno, campanhas educativas nas escolas e comunidades, e o uso de aplicativos para alertar os banhistas em tempo real.
“Meu papel é propor e cobrar soluções: mais salva-vidas, educação preventiva e uso de tecnologia. Outros lugares usam tecnologias como drones e avisos sonoros para monitorar as praias em tempo real. Campanhas educativas e aplicativos também ajudam a alertar sobre os perigos do mar”, destacou o parlamentar.
Apoio popular
As ideias do deputado Carlos Lula encontraram eco nas redes sociais, onde muitos maranhenses expressaram apoio às suas propostas e reforçaram a necessidade de ação imediata.
“Ensinar todo mundo a nadar também é necessário em uma cidade com praia como São Luís. Aulões de natação de graça acho que poderia ser boa ideia, poderiam fazer parcerias com as universidades de educação física”, sugeriu Ethel Nádia.
“O drone seria uma ótima opção pra todo o monitoramento da segurança pública”, comentou Ângela Alves.
“Comentei hoje aqui em casa! É necessário medidas urgentes… Esses afogamentos estão muito recorrentes”, afirmou Carla Araújo.
“A fiscalização dos bombeiros nas praias é insuficiente e faz tempo que é assim. Nem observatório temos, como faz pra salvar vidas? Muito poucos salva vidas ainda por cima. Sempre que tem alguma festa grande na orla ou fim de semana de muito sol acontece isso, infelizmente”, escreveu Tutuca Viana.
Mais notícias
‘Revista Maranhão’ discute riscos silenciosos do tabaco e alerta para sedução dos cigarros eletrônicos
Diretor do Caps AD afirmou que, apesar da aparência “moderna” e da falsa sensação de segurança, os cigarros…
Projetos socioambientais do IFMA são tema do ‘Sustentabilidade na Prática’ desta segunda-feira
Professora do Instituto Federal do Maranhão, Cristiana Monteiro, detalhou que há estudos e patentes sobre os benefícios do…
‘Diário da Manhã’ – Ricardo Baldez esclarece dúvidas sobre prazos para devolução de compras ou serviços
Chefe da Diretoria de Orientação e Atendimento ao Consumidor (Doac) do Procon-MA tratou, entre outros pontos, sobre prazos…
Expedições de Turismo no polo São Luís são abordadas no ‘Café com Notícias’
Assunto foi tratado pelo secretário adjunto da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Ruan Tavares
Deputado Catulé Júnior garante mais saúde para a população de Humberto de Campos com 570 atendimentos oftalmológicos
Por meio do mutirão Cuidar dos Olhos, promovido pelo parlamentar, em parceria com o Governo do Estado e…
Programa “Mais Saúde” destaca qualidade e avanços do Hospital do Servidor do Estado
O diretor-geral Plínio Tuzzolo informou que o hospital possui equipamentos tecnológicos e equipe qualificada e comprometida, que presta…
Veterano maranhense relembra, no ´’Maranhão no Campo’, sua trajetória na Guerra de Suez
Único maranhense no Batalhão Suez, Darlan Chaves Nunes participou de missão de paz no Oriente Médio e contou…
Assembleia lançará Frente Parlamentar da Odontologia no Maranhão
Evento será realizado na próxima segunda-feira (22), às 10h, no Plenarinho