02 de abril de 2024
Carlos Lula destaca legado para cuidado de crianças e adolescentes com autismo no Maranhão
O parlamentar lembrou o trabalho executado quando titular da SES. Segundo ele, pela primeira vez as crianças com TEA ganharam uma linha especializada de cuidados na rede pública

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) destacou o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, durante a sessão desta terça-feira (2). O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Vivemos uma época em que o número de diagnóstico de casos sobre autismo tem aumentado, mas o que podemos fazer diante desse cenário é acolher, compreender e permitir que essas pessoas possam ter convívio, desenvolvimento e, mais do que isso, que a gente deixe de lado o preconceito em relação a essa condição. Esse é o primeiro ponto importante, dizer aqui dessa tribuna: o autismo não é uma doença. O transtorno do espectro autista é uma condição”, afirmou Carlos Lula.
O parlamentar lembrou ainda o legado deixado por ele, durante a sua atuação na Secretaria de Estado da Saúde (SES), entre 2016 e 2022. Segundo ele, pela primeira vez, as crianças com transtorno do espectro autista (TEA) ganharam uma linha especializada de cuidados na rede pública estadual.
“Quando fui Secretário de Saúde, eu tive a alegria de poder abrir os primeiros serviços do Estado voltados ao TEA. O que era apenas um ambulatório no Olho d’Água, o Centro de Reabilitação no Olho d’Água, logo se tornou uma unidade autônoma do Estado. E, atualmente, temos uma unidade já inaugurada pelo governador Carlos Brandão que trata do transtorno do espectro autista de quem tem mais de 12 anos”, recordou.
Na Assembleia Legislativa tramita um Projeto de Lei de autoria do parlamentar que propõe o Estatuto de Direitos da Pessoa com TEA no Maranhão, com o objetivo de reunir e estabelecer as diretrizes, normas e critérios básicos para assegurar, promover, proteger e resguardar essas pessoas, visando à inclusão sócia e à cidadania participativa e efetiva.
“Diagnosticar o TEA talvez seja o primeiro passo para que consigamos uma vida ainda melhor. Hoje, dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o TEA, que a gente possa pôr fim à discriminação e ao preconceito com essas pessoas”, pontuou o parlamentar.
Homenagem
Em seu discurso, o deputado Carlos Lula prestou reconhecimento ao jornalista Rozalvo Júnior, funcionário da Assembleia Legislativa, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) após atingir a idade adulta.
“O jornalista Rozalvo trabalha no Setor de Comunicação da Assembleia Legislativa, tem uma voz muito conhecida e durante muitos anos era voz da Rádio Universidade. Ele já diagnosticou esse transtorno quando adulto. Isso nunca o impediu de exercer plenamente sua vida, sua profissão, de ter sua caminhada e de ser um excepcional profissional. Rozalvo é um excelente exemplo para pais e mães de crianças que tenham esse transtorno diagnosticado e acham que isso é sinal de que a vida terminou. A vida não terminou, muito pelo contrário, a vida está só começando”, concluiu o parlamentar.
Mais notícias
CCJ dá parecer favorável a PL que cria Programa Estadual de Agroindústrias Familiares
Proposição do Poder Executivo tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do estado e assegurar aos agricultores acesso a…
Mical Damasceno repercute lançamento de programas na área da saúde em Viana
A deputada disse que fez um levantamento juntamente com a diretoria do Hospital Regional para saber quais são…
‘Café com Notícias’ aborda projeto de combate à violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas
Em entrevista no programa, o coordenador pedagógico da Escol do Legislativo do Maranhão, Efraim Soares, detalhou todos os…
Osmar Filho celebra São Pedro em Primeira Cruz e destaca importância da cultura popular
O deputado parabenizou o prefeito Dr. Guilherme pela organização do arraial, ressaltando que eventos como esse mantêm vivas…
Combate à violência e à exploração sexual infantil é tema do ‘Diário da Manhã’ desta segunda
Em entrevista ao programa, Efrain falou sobre as ações decorrentes da Lei nº 12.311, de autoria da deputada…
Osmar Filho conclui agenda na Baixada Maranhense com foco em obras, cultura e esporte
A agenda percorreu diversos municípios da região, com ações voltadas à infraestrutura, cultura popular e apoio ao desporto…
Empresa júnior de Agronomia da Uema é destaque no ‘Maranhão no Campo’
Programa recebeu membros da organização instituída há três anos
Creche-Escola Sementinha celebra cultura nordestina em manhã junina
Evento teve como tema ‘Canta meu Nordeste” e o objetivo foi resgatar as raízes culturais por meio de…