06 de fevereiro de 2025
Carlos Lula participa de reunião sobre retirada de invasores de terra indígena
Encontro objetivou apresentar os detalhes da retirada de ocupantes irregulares da área, em cumprimento a uma decisão do STF
Assecom / Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula (PSB) participou, nesta quarta-feira (5), de uma reunião com representantes do Governo Federal para discutir o plano de desintrusão da Terra Indígena Araribóia, no Maranhão. O encontro teve como objetivo apresentar os detalhes da retirada de ocupantes irregulares da área, em cumprimento a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ação tem como foco remover garimpeiros e fazendas ilegais, proteger o meio ambiente e garantir os direitos dos povos indígenas que vivem no território, conforme determinado na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709. A força-tarefa envolve 14 órgãos federais, incluindo Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, Funai e Força Nacional, sob a coordenação da Casa Civil e monitoramento do STF.
“Nosso objetivo é manter um diálogo transparente com todos os poderes desde o início do processo. A desintrusão precisa ocorrer de maneira organizada e pacífica. Começamos esse trabalho em 2023 na Terra Indígena Yanomami e, até o final deste ano, finalizaremos oito operações semelhantes em todo o país”, afirmou a secretária adjunta da Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Débora Bezerra.
A Terra Indígena Araribóia abrange 90 aldeias e ocupa uma área de 413 mil hectares nos municípios de Amarante do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Arame, Buriticupu, Santa Luzia e Grajaú, sendo habitada por mais de 10 mil indígenas, segundo o Censo de 2022. Para Carlos Lula, o cumprimento da decisão judicial deve ser realizado com responsabilidade social.
“Não estamos falando de uma nova demarcação, mas sim da retirada de invasores de uma área indígena já demarcada desde 1990. É um direito dos povos indígenas que ali vivem. No entanto, o nosso pedido é para que o Governo Federal conduza esse processo com diálogo e sensibilidade, garantindo que a retirada ocorra de forma pacífica e sem prejuízos para a população envolvida, como já ocorreu em outros estados”, destacou o deputado.
A expectativa é que a operação seja conduzida de forma gradual para evitar conflitos e garantir a segurança tanto das comunidades indígenas quanto das pessoas que precisarão deixar a área. O Governo Federal reforçou que seguirá um protocolo de ação humanitária para minimizar impactos sociais.
O encontro também contou com a presença dos deputados Júlio Mendonça (PCdoB) e Ricardo Arruda (MDB).
Mais notícias
Assembleia sedia entrega simbólica da Bíblia em Braille e capacitações sobre acolhimento e inclusão social
Evento “Assessorar para Fortalecer – REMADD e SBB” reuniu lideranças religiosas, representantes de comunidades terapêuticas e instituições voltadas…
‘Saúde e Bem-Estar’ aborda estratégias de rendimento e mais qualidade de vida no esporte amador
Convidada do programa, nesta quarta-feira, foi a psicóloga clínica e do esporte e psicopedagoga Miryan Lacerda
Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato
Estudantes compreenderam o papel do Poder Legislativo no funcionamento da democracia
Mais de mil estudantes participam do “Preparadão ENEM” idealizado pelo deputado Davi Brandão em Bacabal
Participantes contaram ainda com mentorias individuais em Matemática Básica, Química, Espanhol e Inglês, além de atendimento psicológico
Cláudio Cunha propõe criação de Frente Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia
Ele explicou que a ideia é que os integrantes do sistema de segurança pública e os parlamentares possam…
Junior Cascaria celebra obras conquistadas para Pedreiras fruto de suas indicações
Entre os investimentos mencionados, o parlamentar ressaltou a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no município
Fred Maia destaca investimentos do governo para ampliar presença da UEMA em Pedreiras
Parlamentar acrescentou que, no final de semana, pôde visitar a obra de reforma do prédio, que está sendo…
Assembleia aprova projeto que institui programa de alimentação escolar
Objetivo é fortalecer a política de alimentação escolar, assegurando oferta regular de refeições nutritivas, seguras e culturalmente apropriadas