04 de março de 2025
Carnaval maranhense e suas tradições em destaque no ‘Contraplano’
Programa recebeu a pesquisadora Ester Marques, o publicitário e compositor Marco Duailibe e o diretor da Bicicletinha do Samba, Guto Bogéa

Agência Assembleia
O programa ‘Contraplano’, exibido pela TV Assembleia nesta terça-feira (4), teve como tema as raízes do Carnaval maranhense. Para falar sobre o tema, foram convidados a professora e pesquisadora Ester Marques, o publicitário e compositor Marco Duailibe e o diretor da Bicicletinha do Samba, Guto Bogéa.
As mudanças da festa ao longo do tempo, o lugar das manifestações culturais neste cenário e ainda as formas de proteger e preservar a cultura local foram alguns dos assuntos abordados no programa, sob o comando do apresentador Joelson Braga.
Para a professora Ester Marques, atualmente, o Maranhão tem vários modelos de festas carnavalescas, mas que deveria haver um equilíbrio maior entre eles. “Eu penso que nenhum substitui o outro, porque há espaço para todos. O que a gente tem que observar é o predomínio de um desses modelos em relação aos outros. Porque o predomínio é hoje, por exemplo, os grandes shows. Penso que falta um contraponto disso para as manifestações culturais locais que resistem”, disse Ester Marques.
Marco Duailibe relembrou que o Carnaval com grandes atrações nacionais é relativamente recente e que o grande desafio é a preservação das brincadeiras locais. “A maioria dos dirigentes destas agremiações estão envelhecendo e as novas gerações não querem assumir esse papel de cuidar desses grupos. Para se ter uma ideia, nós chegamos a ter mais de 60 blocos tradicionais. Hoje temos 33, 34. Tribos de índio hoje são 10, mas pequenas. Já os blocos organizados, são pouquíssimos também”, explicou Duailibe.
Diretor da Bicicletinha do Samba, Guto Bogéa, frisou que São Luís disponibiliza aos foliões diversos lugares para a diversão, desde a orla até o Centro Histórico. “Este modelo já se consolidou na Avenida Litorânea, Beira-Mar, Anel Viário e isso traz muita gente de fora para curtir o Carnaval aqui. O que precisamos é trabalhar o tradicional, dando uma melhor estrutura e apoio para apresentarmos um trabalho com qualidade”, refletiu Guto Bogéa.
Os convidados abordaram ainda assuntos como a participação das esferas pública e privada no incentivo à festa, a relação das manifestações com suas comunidades e encerraram entoando um samba-enredo da escola maranhense Turma de Mangueira.
O programa ‘Contraplano’ vai ao ar todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…