11 de junho de 2025
Comissão de Educação recebe representantes do Fórum Popular de Educação do Campo do Maranhão
Desenvolvimento sustentável das comunidades, a melhoria estrutural das escolas do campo e a formação humanística dos estudantes foram algumas das questões discutidas na reunião

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas
A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Maranhão recebeu, na manhã desta quarta-feira (11), representantes do Fórum Popular de Educação do Campo do Maranhão (FOPEC-MA), uma articulação estadual formada por organizações e movimentos sociais que atuam na defesa dos direitos das populações camponesas e no acompanhamento das políticas públicas voltadas para essa área.
Durante a reunião, foram discutidas questões essenciais como o desenvolvimento sustentável das comunidades, a melhoria estrutural das escolas do campo, a formação humanística dos estudantes maranhenses e a construção de um currículo que atenda às especificidades das populações camponesas.
Presidente da Comissão de Educação, o deputado Arnaldo Melo (PP) destacou a relevância do encontro e reafirmou o compromisso da Assembleia com a pauta. Segundo ele, momentos como esse fortalecem a luta em defesa da educação do campo e representam um passo importante para o Maranhão.
“A reunião de hoje é fundamental porque aproxima o Parlamento Estadual do Fórum e amplia a voz da educação do campo no Maranhão. É nosso dever apoiar essa causa e construir, junto com os movimentos sociais, caminhos para garantir uma educação digna e transformadora para quem vive no campo”, afirmou Arnaldo Melo.
O deputado Júlio Mendonça (PCdoB) também participou do encontro e reforçou a importância do diálogo contínuo entre o Legislativo Maranhense e o FOPEC-MA. “Precisamos estreitar essa relação e seguir juntos nesse debate tão essencial. A educação no campo precisa estar no centro das nossas prioridades e é com encontros como este que conseguimos avançar”, destacou.
Atuação do FOPEC-MA
O FOPEC-MA atua no Maranhão promovendo audiências públicas, realizando atos em defesa da Educação do Campo e dialogando com a Secretaria de Estado da Educação para propor melhorias nas políticas públicas voltadas às populações camponesas. O comitê busca fortalecer a educação no campo a partir de ações que envolvem infraestrutura, recursos pedagógicos adequados, desenvolvimento sustentável e participação social na construção de políticas públicas mais justas e eficazes.
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…