07 de maio de 2024

Programa ‘Contraplano’ debate questões da maternidade moderna

Convidadas foram a pedagoga Maria da Conceição Carvalho, psicóloga Daianny Saldanha e comunicóloga Amanda Couto

Programa ‘Contraplano’ debate questões da maternidade moderna

Amanda Couto, Daianny Saldanha e Maria da Conceição Carvalho com o jornalista João Carvalho Foto: Wesley Ramos/ Agência Assembleia

Agência Assembleia

Clique aqui e assista ao programa na íntegra

Os desafios da maternidade moderna foram o tema do programa ‘Contraplano’, exibido pela TV Assembleia nesta terça-feira (7). A pedagoga Maria da Conceição Carvalho, a psicóloga Daianny Saldanha e a comunicóloga Amanda Couto foram as entrevistadas da atração.

Durante o bate-papo, comandado pelo apresentador João Carvalho, foram abordados temas como a divisão entre trabalho e maternidade, as responsabilidades, dedicação, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, rede de apoio, maternidade na maturidade, entre outros.

A pedagoga Conceição Carvalho relatou as mudanças que ocorreram em sua vida após o nascimento da filha, aos 40 anos. “Mudou tudo na minha vida. Antes da chegada da minha bebê eu tinha planos que teria quase certeza de que seriam concretizados daquela forma. Com o nascimento da minha filha, isso mudou totalmente. A gente faz planos, mas eles são mudados constantemente”, refletiu.

A comunicóloga Amanda Couto foi mãe aos 36 anos e, segundo ela, antes disso havia decidido não ter filhos. “Fui protelando e em uma transição de medicamentos contraceptivos, me descobri grávida aos 35 e meu filho nasceu aos 36. Então, a gravidez, para mim, não foi algo sonhado, planejado e me vi desesperada, mas Deus me escolheu para ser mãe do meu filho e hoje não me vejo sem ele”, contou Amanda Couto.

Para as participantes do programa, ser mãe é uma doação total e a maternidade transforma as mulheres. Para a psicóloga Daianny Saldanha, que teve o primeiro filho aos 27 anos e o segundo aos 29, a maternidade trouxe mais maturidade e resiliência.

“É muito importante que a mulher se prepare para a maternidade, faça uma autorreflexão e perceba o momento em que pode ou não encarar a maternidade. Para além do pré-natal obstétrico, temos um pré-natal psicológico também. Fazer esse acompanhamento é muito importante para lidar com todas estas questões que vêm com a maternidade”, destacou a psicóloga Daianny Saldanha.

O programa ‘Contraplano’ vai ao ar todas às terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309).    

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar