02 de setembro de 2025

‘Contraplano’ debate violência, maus-tratos e abandono contra idosos

Programa discutiu o agravamento da violência contra essas pessoas, a rede de proteção e caminhos para um envelhecimento digno

‘Contraplano’ debate violência, maus-tratos e abandono contra idosos

João Carvalho conversou com o promotor de Justiça Alenilton Santos, o defensor público Gil Henrique e a psicóloga Carina Vale

Agência Assembleia

Foi ao ar nesta terça-feira (2), na TV Assembleia, mais uma edição do programa ‘Contraplano’, que desta vez trouxe à tona um tema urgente e muitas vezes invisibilizado: a violência, o abandono e os maus-tratos contra a pessoa idosa. O programa, apresentado pelo jornalista João carvalho, contou com a participação de três especialistas que atuam diretamente na defesa dos direitos dos idosos no Maranhão: o promotor de Justiça Alenilton Santos, o defensor público Gil Henrique e a psicóloga Carina Vale.

Durante o debate, o promotor Alenilton Santos destacou o papel da cultura no agravamento da violência contra idosos. Para ele, a raiz do problema está na forma como a sociedade ainda enxerga a pessoa idosa. “Culturalmente, infelizmente, ainda vivemos numa época em que os idosos não são considerados como sujeitos de direitos, e isso alimenta o ciclo de abandono, de maus-tratos e negligência”, afirmou. Ele também chamou atenção para a insuficiência das políticas públicas no estado, como o número limitado de instituições de longa permanência para idosos.

Já o defensor público Gil Henrique ressaltou que a violência contra a pessoa idosa é, antes de tudo, um problema estrutural, que não se resolve apenas com o endurecimento das leis. “A lei penal vem para punir quem já ultrapassou os limites, mas o que precisamos é trabalhar na base. A Defensoria tem atuado no acolhimento e na tentativa de manter os vínculos familiares sempre que possível, evitando a judicialização como primeira medida”, pontuou.

A psicóloga Carina Vale trouxe para o debate a importância dos laços familiares e da preparação emocional e cultural para o envelhecimento. “Nós, filhos, não somos ensinados a cuidar dos nossos pais. Falta educação emocional para lidar com o envelhecimento e reconhecer o valor do idoso dentro da família. Cuidar não pode ser visto como um peso, mas como uma continuidade do afeto”, defendeu.

O programa Contraplano se propõe a discutir temas relevantes para a sociedade maranhense. É exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309). O episódio completo sobre a violência contra a pessoa idosa será reprisado nos próximos dias dentro da programação da TV Assembleia e está também disponível nas plataformas digitais da emissora.

Mais notícias

‘Diário da Manhã’ detalha estudos da Uema sobre período chuvoso no Maranhão

Pesquisas do NuGeo/Uema mostram que março deverá ter chuvas intensas, mas que neste ano, os níveis de precipitações…

Ações desenvolvidas pela Procuradoria da Mulher da Assembleia são destaque no ‘Café com Notícias’

A procuradora da Mulher, deputada Dra. Vivianne fez um balanço das atividades de apoio e combate à violência…

Assembleia realizará sessão solene em homenagem ao Dia do Círculo de Oração

Iniciativa é de autoria da deputada estadual Mical Damasceno

Violência doméstica e prevenção são destaque no programa ‘Toda Mulher’

Entrevistada foi a juíza auxiliar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de…

‘Saúde & Bem-Estar’ destaca a estética como ferramenta de reconstrução da autoestima feminina

Segundo a cosmetóloga Greyce Capelli, a autoestima está diretamente ligada ao bem-estar e à forma como a pessoa…

‘Diário da Manhã’ detalha campanha de doação de sangue no Santuário de Nazaré

Projeto Irmãos de Sangue, realizado em parceria com o Hemomar, fará a coleta das doações no próximo dia…

“Café com Notícias” aborda a campanha Março Amarelo, de conscientização e combate à endometriose

Doença é comum e atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva; campanha alerta para a importância…