13 de janeiro de 2026
Creche-Escola Sementinha promove palestra sobre Inteligência Emocional durante Semana Pedagógica
Objetivo da atividade é fortalecer o cuidado emocional dos educadores, reconhecendo a importância desse aspecto tanto para a questão pessoal e ensino quanto para as relações no ambiente escolar
Agência Assembleia / Fotos: Wesley Ramos
Como parte da programação da Semana Pedagógica 2026, a Creche-Escola Sementinha, instituição educacional mantida pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) e coordenada pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), promoveu uma palestra sobre Inteligência Emocional voltada aos profissionais da educação.
A atividade integrou as ações de formação continuada da instituição e teve como objetivo fortalecer o cuidado emocional dos educadores, reconhecendo a importância desse aspecto no ambiente escolar.
A diretora da Creche-Escola Sementinha, Cynthia Vieira, destacou que o tema contribui para o fortalecimento do trabalho pedagógico e para o bem-estar dos profissionais. “A palestra sobre inteligência emocional é especialmente importante para profissionais da educação, que lidam diariamente com pessoas em formação e múltiplas pressões. Não se trata apenas de ensinar conteúdos, mas de cuidar das relações humanas”, afirmou.
A palestra foi ministrada por Tereza Gomes, MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em Estratégia e Analista de Perfil Comportamental. “A inteligência emocional ajuda o educador a reconhecer e lidar com as próprias emoções. Professores emocionalmente conscientes conseguem administrar melhor o estresse, a frustração e o cansaço, prevenindo o esgotamento e fortalecendo a saúde mental”, explicou.

A coordenadora do Ensino Fundamental, Andrea Pinheiro, reforçou que a escola é um espaço coletivo e que a inteligência emocional fortalece o trabalho em equipe, contribuindo para relações mais saudáveis entre professores, gestores e demais profissionais, além de reduzir conflitos internos e melhorar a comunicação. “Contribui para a formação integral dos alunos. Emocionalmente preparados, os professores ajudam a formar não apenas estudantes com conhecimento técnico, mas pessoas mais seguras, empáticas e preparadas para os desafios da vida”, concluiu.


Mais notícias
“Uso das canetas emagrecedoras requer orientação médica”, alerta nutricionista no ‘Diário da Manhã’
Carol Carvalho explicou, no programa, que o uso desses medicamentos sem acompanhamento profissional é um risco exacerbado à…
Resultados e desafios do Selo Unicef são debatidos no ‘Café com Notícias’
Certificação só é concedida aos prefeitos que cumprem rigorosamente metas nas áreas de saúde, educação e proteção de…
‘Pautas Femininas’ discute conflito entre Venezuela e Estados Unidos e impactos na América Latina
Edição contou com a participação da professora e pesquisadora Zulene Muniz
Adelmo realiza nova etapa do programa ‘Mototáxi Valorizado’ e participa do festejo de São Sebastião em Caxias
Iniciativa desenvolvida pelo deputado é voltada ao fortalecimento da renda e à promoção da dignidade dos trabalhadores do…
Deputado Adelmo Soares inaugura seu Gabinete Social no município de Aldeias Altas
No município, o deputado também cumpriu mais uma extensa agenda de trabalho para promoção da saúde e bem-estar…
“Sustentabilidade na Prática” destaca as políticas públicas para implementação de economia popular e solidária no Maranhão
A educadora Flaviana Almeida afirmou que a Economia Solidária voltou a ser prioridade no Brasil e há muitos…
‘Diário da Manhã’: Médica radiologista esclarece mitos e verdades sobre a endometriose
Programa também teve esclarecimentos a consumidores pelo chefe da Assessoria Jurídica do Procon-MA, Ricardo Cruz
Impactos globais da ação dos EUA na Venezuela são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’
Programa recebeu o especialista em Relações Internacionais da Uema, Igor Fóscolo, que analisou toda a situação gerada pela…