11 de fevereiro de 2026

Deputada Janaína mostra preocupação com situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes

No discurso, a parlamentar deu exemplos de tragédias envolvendo crianças e cobrou providência das autoridades competentes

Deputada Janaína mostra preocupação com situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes

Deputada Janaína durante discurso na tribuna da Assembleia

Agência Assembleia

A deputada Janaína (Republicanos) mostrou preocupação com a situação de vulnerabilidade em que se encontram crianças e adolescentes no Maranhão. No discurso na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) desta quarta-feira (11), a parlamentar pontuou que está havendo falhas na rede de proteção à infância e juventude, sendo necessárias mudanças urgentes para reverter esse quadro.

Como exemplo, a deputada citou o caso dos irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, que desapareceram há mais de um mês na cidade de Bacabal. “A sociedade segue sem resposta. Isso não é normal, isso não é aceitável”, disse a deputada.

A parlamentar também citou o caso de Jonas Kauê Silva Rocha, de apenas um ano de idade, que deu entrada no Hospital Geral de Grajaú com diversas lesões pelo corpo, chegando a falecer na unidade de saúde. A mãe e o padrasto da criança foram presos no sábado (7) e são apontados como os principais suspeitos pela morte. “A criança quando passa seis vezes pelo hospital e ninguém aciona a rede de proteção, isso não é descuido, é um colapso no sistema”, pontuou.

Outro exemplo citado por Janaína aconteceu no município de Senador La Rocque, onde uma criança de seis anos de idade foi vítima de abuso sexual após laudo do Instituto Médico Legal (IML) atestar o crime. Um homem foi preso na terça-feira (10) suspeito de cometer o delito. “Um caso reincidente. O agressor já estava sendo investigado justamente por abuso, havia sido preso e foi solto, e mais uma vez esse agressor fez uma vítima”, destacou.

A deputada também falou sobre o episódio registrado na cidade de Balsas em que um bebê de três meses morreu. A investigação aponta suposta negligência por parte dos pais, pois a criança pode ter se engasgado.

“Não estamos diante de fatos isolados. Estamos diante de uma crise. O início do ano marcado por tantas tragédias em que crianças indefesas, puras, que estão aprendendo a falar, que não têm condições de se defender, estão tendo os sonhos ceifados”, afirmou.

Em virtude dessas situações, a parlamentar ressaltou a importância das crianças e adolescentes serem prioridade absoluta. “A prioridade absoluta não pode ser apenas uma frase da Constituição. Ela precisa ser na prática. Quando a rede de proteção falha, quem paga é a criança”, lamentou. 

Mais notícias

Programa ‘Toda Mulher’ destaca trajetória de Nelinha do Babaçu

Empresária transforma tradição em inovação e será tema de escola de samba de São Luís

Projeto fortalece políticas públicas nas áreas de saúde e valorização profissional

Matérias tratam da criação do Dia Estadual de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), da instituição do Dia…

Aprovada MP que beneficia turismo maranhense

MP institui incentivo fiscal a contribuintes do ICMS que apoiarem financeiramente projetos turísticos aprovados pela Secretaria de Estado…

Mical Damasceno apresenta projeto que propõe destinação de recursos a eventos sociais e comunitários

Agência Assembleia A deputada Mical Damasceno (PSD) apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), um projeto de lei…

Eric Costa repercute iniciativa do governo que promove qualificação de conselheiros tutelares

O parlamentar afirmou que até o fim de fevereiro os conselheiros tutelares receberão a bolsa no valor de…

Prevenção e tratamento de doenças com o método Chi Kung da Medicina Chinesa são destaque no ‘Saúde e Bem-Estar’

A médica clínica Alanna Pivato disse que a modalidade traz muitos benefícios para o corpo e a mente…

‘Diário da Manhã’ detalha ações do Detran para implementação no Maranhão da CNH do Brasil

Segundo o diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, o novo modelo de CNH torna a formação menos burocrática, mais…

Psicólogo alerta, no ‘Café com Notícias’, para impactos emocionais em crianças causados pelos crimes virtuais

Paulo Guilherme Rodrigues destacou a vulnerabilidade do público infantojuvenil no ambiente virtual, a importância da vigilância e acompanhamento…