14 de janeiro de 2026

‘Diário da Manhã’ aborda combate ao tráfico de pessoas e erradicação do trabalho escravo no Maranhão

Atuação do TRT-MA e parceiros tem possibilitado o aumento das denúncias e de trabalhadores resgatados, segundo a juiz Liliana Boueres, entrevistada na edição desta quarta-feira

‘Diário da Manhã’ aborda combate ao tráfico de pessoas e erradicação do trabalho escravo no Maranhão

O apresentador Ronald Segundo recebeu a juíza Liliana Boueres no programa desta quarta-feira

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas

Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, que tem transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, a juíza titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas, Liliana Boueres, discorreu, nesta quarta-feira (14), sobre políticas públicas de combate ao tráfico de pessoas e erradicação do trabalho escravo no Maranhão.

Na condição de vice-coordenadora da Comissão de Combate ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo, a juíza Liliana Boueres fez uma explanação sobre o trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), destacando o aumento das denúncias de trabalho escravo no Brasil, ao longo do ano de 2025.

Em conversa com o apresentador Ronald Segundo, a juíza Liliana Boueres declarou que “o Maranhão é o maior exportador de mão de obra escrava para outros estados do País e, em 2025, houve o registro de 4.515 denúncias no Brasil”.

A magistrada afirmou que em apenas uma das operações realizadas em 2025, ocorreu o resgate de 600 trabalhadores, dos quais 157 eram maranhenses. Além do aumento das denúncias, segundo a juíza do TRT-MA, houve também o aumento das operações de resgate desses trabalhadores realizadas pela Superintendência Regional do Trabalho, Polícia Federal e Ministério Público do Trabalho.

Alcance das ações

A juíza discorreu sobre a importância do trabalho dos profissionais que atuam diretamente no combate e prevenção ao trabalho análogo à escravidão, ampliando o alcance das ações de conscientização e educação em direitos humanos.

Liliana Boueres destacou a importância da mobilização social no enfrentamento dessas práticas. “Há, no âmbito da Justiça do Trabalho, projetos que têm como objetivo capacitar e mobilizar a sociedade, especialmente, aqueles que atuam na rede de proteção e acolhimento, para o apoio aos resgatados do tráfico de pessoas, do trabalho escravo e do trabalho infantil. Nosso foco é garantir que essas vítimas recebam atendimento digno e sejam capacitadas para que não voltem a ser exploradas”, afirmou.

Durante a entrevista, a juíza Liliana Boueres apresentou um panorama sobre o trabalho escravo contemporâneo e o tráfico de pessoas como graves violações aos direitos humanos. Apresentando dados alarmantes sobre trabalhadores resgatados no Brasil e pessoas em situação de escravidão moderna no mundo, a magistrada chamou atenção para a dimensão global do problema.

Ela enfatizou o papel do Judiciário em adotar interpretações amplas, aplicar punições rigorosas e garantir celeridade processual, além de destacar o papel da sociedade civil como peça-chave na vigilância e denúncia de casos. “Somente com esforços conjuntos entre os três poderes e a mobilização da sociedade, podemos sonhar com um Brasil livre da exploração e da escravidão moderna”, ressaltou.

Mais notícias

‘Café com Notícias”: Especialista destaca a cirurgia bariátrica como procedimento essencial no tratamento da obesidade

O cirurgião do aparelho digestivo Giuliano Campelo afirmou que, apesar do avanço de medicamentos, como o Mounjaro, o…

“Uso das canetas emagrecedoras requer orientação médica”, alerta nutricionista no ‘Diário da Manhã’

Carol Carvalho explicou, no programa, que o uso desses medicamentos sem acompanhamento profissional é um risco exacerbado à…

Creche-Escola Sementinha promove palestra sobre Inteligência Emocional durante Semana Pedagógica

Objetivo da atividade é fortalecer o cuidado emocional dos educadores, reconhecendo a importância desse aspecto tanto para a…

Resultados e desafios do Selo Unicef são debatidos no ‘Café com Notícias’

Certificação só é concedida aos prefeitos que cumprem rigorosamente metas nas áreas de saúde, educação e proteção de…

‘Pautas Femininas’ discute conflito entre Venezuela e Estados Unidos e impactos na América Latina

Edição contou com a participação da professora e pesquisadora Zulene Muniz

Adelmo realiza nova etapa do programa ‘Mototáxi Valorizado’ e participa do festejo de São Sebastião em Caxias

Iniciativa desenvolvida pelo deputado é voltada ao fortalecimento da renda e à promoção da dignidade dos trabalhadores do…

Deputado Adelmo Soares inaugura seu Gabinete Social no município de Aldeias Altas

No município, o deputado também cumpriu mais uma extensa agenda de trabalho para promoção da saúde e bem-estar…

“Sustentabilidade na Prática” destaca as políticas públicas para implementação de economia popular e solidária no Maranhão

A educadora Flaviana Almeida afirmou que a Economia Solidária voltou a ser prioridade no Brasil e há muitos…