26 de abril de 2024

‘Diário da Manhã’ conversa com médica Klicia Costa, especialista em cirurgia de mão

Ortopedista afirmou que a cirurgia de mão é uma área nobre dentro da ortopedia e que ainda conta com poucos profissionais no Brasil

‘Diário da Manhã’ conversa com médica Klicia Costa, especialista em cirurgia de mão

Médica ortopedista e cirurgiã de mão, Klicia Costa, com o jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

O programa ‘Diário da Manhã’, desta sexta-feira (26), na Rádio Assembleia (96,9 FM), entrevistou a médica ortopedista e cirurgiã de mão, Klicia Costa. Na conversa com o jornalista Ronald Segundo, ela abordou, entre outros assuntos, as características de sua especialidade e a demanda de cirurgia nessa área no Maranhão.

Klicia Costa explicou que a cirurgia de mão é uma área nobre dentro da ortopedia e que ainda conta com poucos profissionais no Brasil. “É uma especialidade difícil de o profissional conseguir acesso no mercado de trabalho, devido à pequena oferta de vagas. Por isso, ainda somos poucos no Brasil”, afirmou.

Segundo a médica ortopedista, no entanto, a literatura médica fala que a quantidade de pacientes com trauma de mão está no topo das demandas de qualquer hospital. “Isto acontece porque a gente usa as mãos para tudo e a ocorrência de acidentes domésticos, de trânsito, de trabalho e violências acontece com muita frequência. Por isso recebemos uma grande quantidade de pacientes”, explicou.

De acordo com Klicia Costa, por ser uma especialidade ainda pouco conhecida, as pessoas que precisam desse tipo de atendimento ainda demoram para buscar tratamento. “Muitos chegam e me dizem que não vieram antes porque não sabiam da existência dessa especialidade. Infelizmente, as pessoas demoram a chegar e, às vezes, chegam em situação de lesões crônicas, o que dificulta tanto o tratamento cirúrgico quanto a reabilitação do paciente. E isto faz muita diferença”, afirmou.

Origem

Klicia Costa revelou que a cirurgia de mão surgiu durante a Segunda Guerra Mundial em razão da necessidade de, rapidamente, se recuperar os soldados lesionados para poderem voltar ao combate.

“E isto exigia um atendimento abrangente das lesões das mãos. Por isso, hoje, quando alguém demanda um tratamento de mão que não é atendido por um especialista, a cura se torna mais difícil. Só um especialista nessa área pode oferecer o tratamento adequado a cada caso”, disse.

Mais frequentes

Segundo Klicia Costa, a demanda mais frequentes de atendimento nessa área está relacionada a traumas nas mãos, como, por exemplo, fraturas de punho, por queda ao solo, e de falange e é muito grande. “Lesões de tendão por acidentes domésticos, patologias ortopédicas, que não são traumas, e as tendinites. Essas são as demandas mais frequentes”, acrescentou.

Por fim, Klicia Costa deu orientações de como proceder nos casos em que, por acidente, ocorre a amputação de um membro.

“Primeiro é importante manter a calma. Em seguida, colocar a peça numa solução salina (soro fisiológico) dentro de um recipiente e somente depois colocar no gelo. Colocar a peça direto no gelo não é adequado, porque isquemia os vasos e o cirurgião não consegue fazer o implante devido ao vaso já chegar danificado. Não se deve colocar peça no gelo ou formol”, esclareceu.

Mais notícias

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…