30 de abril de 2024
‘Diário da Manhã’ – Coordenadora dá detalhes do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável
Dione Freitas afirmou que equipe do Pages está iniciando mapeamento de comunidades rurais em 37 municípios do Maranhão
Agência Assembleia
A coordenadora do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), Dione Freitas, detalhou o início do mapeamento de comunidades em 37 municípios do Maranhão para que sejam beneficiados com ações. A gestora foi a convidada do ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta terça-feira (30).
No bate-papo com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, ela contou que no começo de março teve início uma etapa crucial do Pages, por visar transformar a realidade socioeconômica, ambiental e territorial das comunidades nesses municípios da região Amazônica no Maranhão.
De com a especialista, a equipe vinculada ao Pages/SAF é composta por sete consultores, dois gestores de campo do projeto, dois profissionais do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e uma profissional da Superintendência de Organização Produtiva da SAF (SUOP), tendo começado o processo de mapeamento das comunidades.
“O objetivo principal desse mapeamento é conhecer detalhadamente os aspectos importantes da vida nas comunidades, permitindo uma caracterização minuciosa que servirá como base para a priorização das localidades mais alinhadas aos critérios de seleção do projeto. Cada etapa desse processo é conduzida de maneira estratégica, iniciando-se com reuniões nas sedes dos municípios contemplados”, explicou.
A coordenadora afirmou também que, das reuniões, participam representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de representantes da agricultura familiar da região; e que esses encontros têm como objetivo validar as comunidades previamente selecionadas, resultado de cruzamentos de bases de dados realizados pelo Imesc, vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão (Seplan).
“O Pages é fruto da parceria entre o Governo do Estado do Maranhão e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com a meta ambiciosa de beneficiar 20 mil famílias agricultoras em situação de pobreza e extrema pobreza. Além de reduzir a pobreza rural, também contribuir para a preservação ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável em toda a região Amazônica do Maranhão”, finalizou.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ destaca 23ª edição do Fest Flora em Paço do Lumiar
Secretária municipal de Agricultura enfatizou o papel do evento no incentivo ao empreendedorismo das mulheres floristas e agricultoras…
Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB
As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…
‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão
Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…
Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo
Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…
‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão
Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico
Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…
Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale
Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…
‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença
Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto