05 de fevereiro de 2024
‘Diário da Manhã’ – Coordenadora do Hemomar destaca ação Bloco do Doador neste Carnaval
Misleny Silva, coordenadora da Captação de Doadores de Sangue e Medula Óssea do Hemomar, informou que haverá coleta externa nesta quarta-feira (7), na Av. Beira-Mar

Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra do programa
A coordenadora da Captação de Doadores de Sangue e Medula Óssea do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), Misleny Silva, destacou a importância da campanha Bloco do Doador, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta segunda-feira (5). Ela assinalou que a ação visa aumentar os estoques de bolsas de sangue do órgão durante o Carnaval.
No bate-papo com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, a coordenadora frisou que neste período o estoque cai, por isso o Bloco do Doador foi lançado oficialmente na segunda-feira (29), na Hemomar, em São Luís, com o tema “Vem ser feliz doando sangue no carnaval do Maranhão”. Misleny Silva também incentivou o cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
“O Hemomar precisa estar junto à sociedade, aos que fazem doação, por ser um gesto que salva vidas. É que nas festividades carnavalescas, as pessoas costumam se ausentar das doações de sangue por conta da folia. Por isso, a iniciativa que adotamos é de suma importância, razão pela qual a realizamos anualmente. A demanda por sangue é incessante e depende integralmente da sensibilidade alheia”, afirmou.
Segundo a coordenadora, as coletas externas neste período de pré-Carnaval ocorrem nos dois circuitos carnavalescos oficiais do Governo do Estado. A primeira ação foi realizada na quinta-feira (1º de fevereiro), no Círculo Militar, na Avenida Litorânea; a segunda, ocorrerá nesta quarta-feira (7), na Avenida Beira-Mar, em São Luís.
De acordo Misleny Silva, os critérios para doação de sangue são ter idade entre 16 e 69 anos – se menor de 18 anos, precisa estar acompanhado de responsável; pesar mais de 50 kg; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas; estar em boas condições de saúde. Os candidatos à doação passam por triagem para avaliação de outros critérios.
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…